OPAS alerta para aumento de casos de sarampo nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou para o aumento significativo de casos de sarampo nas Américas, pedindo aos países da região que fortaleçam a vigilância epidemiológica e a imunização da população. Até 8 de agosto de 2025, foram registrados 10.139 casos, um aumento de 34 vezes em relação a 2024, com 18 mortes em 10 países.

Casos em não vacinados

Segundo a Opas, 71% dos casos ocorreram em pessoas não vacinadas, enquanto em 18% das notificações a situação vacinal é desconhecida. Em 2024, a cobertura da primeira dose da vacina MMR (sarampo, caxumba e rubéola) alcançou 89%, e a segunda dose 79%, ainda abaixo dos 95% recomendados para prevenir surtos.

O Canadá, México e Estados Unidos lideram o número de casos, com o México registrando 14 mortes, os EUA três, e o Canadá um óbito. No Brasil, foram confirmados 17 casos, concentrados em Tocantins, vinculados a um surto regional.

Genótipos do vírus e grupos afetados

Os surtos estão associados a dois genótipos do vírus do sarampo, sendo um identificado em oito países, principalmente em comunidades menonitas no Canadá, EUA, México, Belize, Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. No México, comunidades indígenas foram mais afetadas, com uma letalidade 20 vezes maior que a média nacional.

Nos Estados Unidos, surtos ocorreram em 41 distritos, principalmente entre populações menonitas subvacinadas, embora não haja novos registros no Texas ou Novo México desde o fim de julho.

Recomendações da Opas

A Opas recomenda que os países adotem medidas como:

  • Aumentar a vacinação para pelo menos 95% da população com duas doses;

  • Reforçar sistemas de resposta rápida para conter surtos;

  • Ampliar campanhas de vacinação em áreas de surto ou alto risco;

  • Garantir detecção oportuna e confirmação laboratorial dos casos;

  • Engajar comunidades para melhorar a educação em saúde e reduzir hesitação vacinal;

  • Incluir crianças de 6 a 11 meses em estratégias de proteção precoce em contextos de surto.

Embora não haja recomendação de restrições de viagem, a agência orienta que viajantes confirmem sua vacinação, principalmente ao visitar regiões com surtos ativos.

Desde 2016, as Américas haviam interrompido a transmissão endêmica do sarampo, marco global, mas surtos recentes demonstram que manter o controle da doença continua sendo um desafio, devido à circulação do vírus em outras regiões do mundo e à hesitação vacinal em grupos específicos.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “OPAS alerta para aumento de casos de sarampo nas Américas”


Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading