O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, participará, nesta segunda-feira (18/07/2025), da inauguração do novo escritório da agência em Salvador, localizado na sede da BahiaInvest. A cerimônia terá início às 8h30 e contará com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de autoridades de órgãos federais e estaduais ligados à indústria, comércio e investimento.
Autoridades presentes
Entre os participantes confirmados estão Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria; Laudemar Aguiar, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores; Marina Moreira, superintendente do BNDES; Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB; Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia; Paulo Guimarães, presidente da BahiaInvest; e Moisés Schmidt, presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).
Assinaturas e programas de incentivo
Durante o evento, será realizado o lançamento oficial do Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil (PEIEX/BA), que oferecerá atendimento especializado a empresas do estado. Também serão assinados três Memorandos de Entendimento (MOU): entre ApexBrasil e Governo da Bahia, FIEB e BahiaInvest, e ApexBrasil e BahiaInvest. Além disso, haverá a assinatura do Termo de Cessão entre ApexBrasil e BahiaInvest e do Termo de Compromisso envolvendo ApexBrasil, AIBA e Governo da Bahia.
Esses atos visam fortalecer a presença institucional da ApexBrasil na Bahia e ampliar o apoio a empresas locais em processos de exportação, internacionalização e atração de investimentos.
Oportunidades de exportação na Bahia
Segundo o estudo “Oportunidades de Exportações e Investimentos na Bahia”, divulgado pela ApexBrasil em julho, o estado liderou as exportações do Nordeste em 2024, com 43,8% de participação regional e US$ 11,9 bilhões em vendas externas, ocupando a 9ª posição entre os estados brasileiros exportadores. A pauta exportadora é dominada pelas indústrias de transformação (63,6%), seguidas pelo setor agropecuário (30,1%). Os principais destinos incluem China, Singapura, Canadá e Estados Unidos, com exportações de soja, celulose e óleos combustíveis.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




