O programa A Voz do Brasil completou 90 anos nesta terça-feira (22/07/2025), com uma edição especial que contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e depoimentos de ouvintes. Considerado o programa de rádio mais antigo do Brasil e do Hemisfério Sul, entrou para o Guinness Book em 1995 e segue como referência na divulgação das atividades dos Três Poderes.
A comemoração ressaltou o alcance nacional da atração, que atinge aproximadamente 70 milhões de ouvintes, segundo dados da Agência Brasil, e reforçou seu papel na comunicação pública, transmitindo informações de forma direta para todos os municípios do país. Produzido pela Rádio Câmara, o jornal apresenta ações do Plenário, comissões e atividades legislativas, além de conteúdos do Poder Executivo, Judiciário, Senado Federal e Tribunal de Contas da União.
O grupo de trabalho responsável pela campanha de 90 anos planejou programação especial, trilha sonora exclusiva, rádio itinerante e postais comemorativos para visitantes do Congresso. Uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, em 05/08/2025, lançará oficialmente selo e moeda comemorativos em parceria com os Correios e a Casa da Moeda.
História e evolução
Criado em julho de 1935 como Programa Nacional, durante o Estado Novo, o programa tinha como objetivo divulgar os atos do governo federal. Em 1938, passou a se chamar A Hora do Brasil e ganhou transmissão obrigatória em todas as rádios, das 19h às 20h. Em 1971, recebeu o nome atual, A Voz do Brasil, e consolidou a abertura clássica “Em Brasília, 19 horas”, que se tornou marca registrada.
O programa já cobriu fatos históricos como a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a inauguração de Brasília (1960), a morte de Carmen Miranda (1955), o falecimento do político Ulysses Guimarães, o acidente fatal de Ayrton Senna (1994) e o atentado de 11 de setembro de 2001. Atualmente, as emissoras de rádio devem retransmitir o conteúdo entre 19h e 22h, exceto em sábados, domingos e feriados.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




