A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, na segunda-feira (11/08/2025), a Semana da Busca Ativa Escolar. O objetivo é identificar, acolher e reintegrar crianças, adolescentes e jovens que estão fora da escola ou em risco de evasão. A ação faz parte da campanha “Voltaê! Busca Ativa Escolar na Bahia – Estado + Municípios”, desenvolvida em regime de colaboração entre Estado e municípios.
Estratégias de mobilização
A mobilização envolve plantões de rematrícula em escolas estaduais e municipais, rodas de conversa, visitas comunitárias, chamadas em rádios locais e carros de som, participação de estudantes nas redes sociais, distribuição de material informativo e contato direto por ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp.
A meta é identificar 100% dos estudantes ausentes em 2025, reduzir os índices de evasão e consolidar a cultura de permanência escolar na Bahia.
Adesão dos municípios
O Estado aderiu ao programa Busca Ativa Escolar em 2018 e renovou sua participação em 2020 e 2023, incorporando novas funcionalidades à plataforma. Dos 417 municípios baianos, 278 já formalizaram adesão, 51 estão em processo de formalização e 88 ainda não iniciaram o procedimento, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Avanços e desafios
De acordo com o superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Wendell Guimarães, a Bahia alcançou a maior taxa de escolarização do Brasil entre adolescentes de 15 a 17 anos, segundo a PNAD Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024. Mais de 662 mil jovens estão matriculados, representando crescimento de 6,6% em um ano.
Apesar do avanço, o superintendente reforça que a universalização do acesso ainda não foi alcançada, e as ações continuam até atingir 100% de escolarização.
Matrículas abertas
Todas as escolas da rede estadual participam da busca ativa e mantêm matrícula aberta. Para se inscrever, o estudante ou responsável deve apresentar RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação atualizada, além de cópia do RG e CPF do responsável legal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




