A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Feira de Santana divulgou nesta sexta-feira (08/08/2025) a relação de 121 projetos habilitados à Política Nacional Aldir Blanc 2024, voltada ao fomento à cultura local.
Os projetos foram selecionados por meio de sete editais, com notas de corte variando entre 30 e 40 pontos, conforme previsto no regulamento. Os valores destinados à execução dos projetos variam de R$ 10 mil a R$ 50 mil.
As iniciativas foram distribuídas em três categorias principais. Na ampla concorrência, que inclui autores que não se enquadram em cotas ou ações afirmativas, foram aprovados 45 projetos. A cota destinada a grupos étnico-raciais, como populações negras e indígenas, contemplou 62 projetos, enquanto cinco iniciativas foram habilitadas por portadores de necessidades especiais.
Os nomes dos proponentes, títulos dos projetos e respectivas categorias estão disponíveis na edição do Diário Oficial do Município de Feira de Santana, acessível em www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.
Editais e categorias contempladas:
-
Feira da Tradição: Povos de matriz africana e de terreiros; Povos quilombolas e ciganos
-
Mestres da Cultura Popular: Mestres da cultura popular
-
Cadeiras da Cultura Feirense: Artes plásticas; Audiovisual; Cultura de matriz africana; Cultura popular; Dança; Identidade e diversidade cultural; Letras e literatura; Teatro; Memória e preservação
-
Eventos Literários: Eventos literários; Mobilidade e pesquisa; Multilinguagens culturais; Produção gráfica de cordel; Produção gráfica de literatura infanto-juvenil a partir de 15 páginas; Produção gráfica de livros a partir de 15 e 35 páginas (sem capa)
-
Manutenção de Espaços Culturais: Pontos culturais em praça pública; Manutenção ou estruturação de espaços culturais; Premiação de coletivos culturais
-
Pontos e Pontões de Cultura: Ponto de cultura
-
Premiação de Pontos de Cultura: Premiação pontos de cultura
O anúncio dos projetos habilitados reforça o compromisso da Secel em fomentar a cultura regional por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, promovendo diversidade e inclusão nos segmentos culturais de Feira de Santana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




