A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Feira de Santana lançou, nesta sexta-feira (22/08/2025), uma nova estratégia para acompanhar a presença dos estudantes com o objetivo de prevenir e reduzir a evasão escolar. O lançamento ocorreu em reunião com diretores e secretários das unidades escolares, durante a qual foram apresentadas, discutidas e validadas as diretrizes do novo modelo de monitoramento.
Sistema de acompanhamento e integração com órgãos públicos
De acordo com o chefe da Divisão de Informações Educacionais, Lenio Lins, o sistema ampliará o acompanhamento já realizado pelos professores em diário eletrônico, com participação ativa da secretaria escolar. O modelo permitirá registro de presença, atrasos, justificativas de ausência e disciplinamento das rotinas de entrada e saída.
O sistema também será integrado a órgãos de controle e monitoramento, como o Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, Ministério da Educação (Sistema Presença do Bolsa Família), além das Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde. A ferramenta fornecerá dados para identificar dificuldades familiares, problemas de saúde ou incidência de viroses, permitindo ações direcionadas nas escolas e comunidades.
Benefícios para alunos, famílias e escolas
Segundo Lenio Lins, o foco principal é o aluno, possibilitando que a secretaria compreenda motivos de ausência e dificuldades enfrentadas pelas famílias e, assim, desenvolva ações mais eficazes para garantir a presença na escola.
O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, reforçou que a medida não se destina a punir, mas a garantir o direito à educação. Ele explicou que o controle de presença permitirá identificar rapidamente faltas e acionar a busca ativa, conforme a normativa do MEC, mantendo a sensibilidade em relação a questões familiares, econômicas ou de saúde.
“Nosso objetivo é simples: cada criança na sala de aula, com seu direito à educação assegurado. O sistema garante que nenhum estudante fique dias ou semanas afastado sem que a escola e a secretaria saibam o que está acontecendo”, afirmou Pablo Roberto.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




