A Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana (Sesp) iniciou o replantio de palmeiras na Avenida Presidente Dutra, em trecho que vai da Praça do Caminhoneiro até o cruzamento com a Rua Castro Alves. Foram plantadas 16 novas palmeiras da espécie rabo-de-peixe (Caryota urens), em substituição às que morreram nos últimos anos.
Segundo João Falcão, diretor do Departamento de Áreas Verdes do município, a ação faz parte de um projeto de revitalização do canteiro central e prevê, em etapa seguinte, o plantio de palmeiras imperiais, completando 47 novas árvores até o cruzamento com a Avenida João Durval Carneiro. Todas as covas foram preparadas com 60 centímetros de raio, solo corrigido com calcário e adubação à base de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).
As novas palmeiras possuem caule com mais de dois metros e começarão a enraizar em cerca de um mês. De acordo com o diretor, o alargamento das covas e a remoção de camadas de asfalto próximas ao tronco permitirão maior absorção de água da chuva e melhor respiração das raízes, favorecendo o desenvolvimento das plantas.
Revitalização e manutenção contínua
Atualmente, a Avenida Presidente Dutra conta com mais de 150 palmeiras. A espécie plantada pode atingir 15 metros de altura e é utilizada em projetos paisagísticos devido à resistência e ao impacto visual proporcionado ao ambiente urbano.
Além do plantio, técnicos da Sesp realizam monitoramento fitossanitário das árvores para acompanhar o crescimento e prevenir doenças. O projeto tem como objetivo substituir exemplares mortos e melhorar o microclima urbano, promovendo sombra, purificação do ar e controle da temperatura.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




