A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), realizará na próxima quarta-feira (20/08/2025), das 08h às 12h, uma capacitação voltada para irurgiões-dentistas, profissionais de hematologia e clínicos sobre a abordagem da anemia falciforme. A atividade ocorrerá no Módulo VI, Auditório 4 da UEFS, como parte das ações do Agosto – Mês de Referência da Anemia Falciforme, período dedicado à conscientização e prevenção da doença.
Objetivos e público-alvo
O treinamento tem como foco qualificar a atuação de profissionais que atendem pacientes com anemia falciforme, reforçando a importância da observação clínica para o diagnóstico precoce. De acordo com a cirurgiã-dentista Cristina Rosa, referência em odontologia da Secretaria de Saúde, o paciente com essa condição pode apresentar dores constantes e desenvolver outras patologias, sendo necessário cuidado redobrado durante procedimentos odontológicos.
Prevalência e importância do diagnóstico
A anemia falciforme é mais prevalente na população negra e afrodescendente, mas, devido à miscigenação no Brasil, toda a população deve estar atenta aos sinais da doença. A detecção precoce e o manejo adequado podem reduzir riscos e evitar complicações durante tratamentos odontológicos e médicos.
Estrutura de atendimento no município
Atualmente, o município conta com 105 profissionais capacitados para atender pacientes com anemia falciforme, distribuídos nas unidades de Atenção Primária, policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas. A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de saúde com um atendimento seguro e baseado em protocolos específicos para essa condição.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




