Vereadores solicitam fiscalização de loteamentos rurais e debatem verticalização urbana em Feira de Santana

O crescimento de construções na zona rural de Feira de Santana motivou o vereador Jurandy Carvalho (PSDB) a apresentar um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal, que estabelece limitações no parcelamento do solo rural para loteamentos e condomínios. A iniciativa busca assegurar legalidade das obras, infraestrutura adequada e preservação ambiental.

Carvalho ressaltou que muitas construções são finalizadas sem fornecimento de água, energia elétrica, unidades de saúde e escolas, indicando a necessidade de uma ação coordenada entre a Prefeitura, a Embasa e a Coelba para analisar a viabilidade de fornecimento de serviços antes do início das obras. Além disso, o parlamentar alertou para impactos ambientais, destacando que áreas verdes, lagoas e riachos não estão sendo preservados.

O vereador Lulinha da Gente (UB) identificou a facilidade na compra e venda de terrenos rurais sem registros como fator que impulsiona construções irregulares, enquanto Ismael Bastos (PL) afirmou que a aprovação do projeto contribuirá para a resolução de problemas relacionados à legalidade das edificações. Para Professor Ivamberg Lima (PT), a confusão entre zona rural e urbana gera cobranças indevidas de IPTU e ITR, além de aumentar índices de violência, o que reforça a necessidade de fiscalização.

Paralelamente, vereadores defenderam a verticalização das construções urbanas como forma de reduzir problemas de infraestrutura e serviços públicos. Jorge Oliveira (PRD) sugeriu diálogo com empresários da construção civil para discutir incentivos fiscais e planejamento urbano. Marcus Carvalhal (PL) e Pastor Valdemir (PP) destacaram que o crescimento horizontal desordenado impacta saúde, educação e segurança, sendo necessário um planejamento urbano mais estratégico.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Vereadores solicitam fiscalização de loteamentos rurais e debatem verticalização urbana em Feira de Santana”


Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading