O 1º Seminário de Policiamento Orientado pela Inteligência da Polícia Militar da Bahia (PMBA) foi iniciado nesta segunda-feira (08/09/2025), no Hotel Fasano, em Salvador. O encontro conta com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério Público da Bahia, Polícia Federal, Superintendência de Inteligência e PMBA. O seminário segue até o dia 11 de setembro e inclui 15 palestras sobre prevenção à violência nas escolas, combate a crimes cibernéticos e estratégias de inteligência na Polícia Federal.
Objetivos do seminário e modernização da PMBA
O coronel Antônio Magalhães, comandante-geral da PMBA, destacou que o evento coincide com o bicentenário da corporação, reforçando ações de modernização e capacitação do efetivo.
“Estamos investindo em melhores condições de trabalho e na formação do nosso efetivo. Esse seminário é nacional, mas com alcance internacional, já que contamos com a participação de profissionais de inteligência de outros países. É segurança para o nosso profissional de polícia, é segurança para o cidadão, porque o policiamento passa a ser orientado e nos leva a decisões mais pontuais e medidas previamente planejadas”, afirmou.
Sistema de Inteligência e integração operacional
O coronel Mauro Araújo, comandante de Inteligência da PMBA, apresentou o novo Sistema de Inteligência da Polícia Militar (Sinpom), estruturado em 117 agências e com quase mil policiais cadastrados.
“Com esse seminário, esperamos fortalecer a nossa rede de inteligência, aumentar a eficácia operacional, ampliar a cooperação interinstitucional e aprimorar a tomada de decisão para prevenir o crime de forma estratégica. Os resultados já estão sendo percebidos, com operações orientadas pela inteligência cada vez mais efetivas”, explicou.
Cooperação entre órgãos estaduais e federais
O delegado federal Eduardo Badaró, coordenador da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), ressaltou a importância da integração entre instituições para o combate ao crime organizado.
“A inteligência funciona como a base principal de todo o combate ao crime violento. Cada instituição tem um fragmento do conhecimento que precisa ser unido, e isso se dá pela integração. A Bahia é vanguardista, porque aqui a integração é absoluta entre as instituições, facilitando o combate ao crime organizado”, concluiu.
Impactos esperados para a segurança pública
O seminário visa ampliar a eficácia do policiamento orientado por inteligência, integrando órgãos, fortalecendo a cooperação interinstitucional e aprimorando a tomada de decisões estratégicas. A expectativa é que as operações coordenadas se intensifiquem, garantindo maior eficiência e segurança para a população e os profissionais de segurança.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




