Os desportos melhoram a sua saúde geral e oferecem outros benefícios. Pode gostar de praticar desporto porque pode passar tempo com os seus amigos. Ou talvez goste de desporto porque o mantêm em forma. Os desportos também beneficiam a sua saúde mental. Praticá-los deixa-o mais feliz ou menos stressado.
Os desportos acalmam a sua mente, fortalecem os seus músculos e melhoram o seu bem-estar geral. É fácil começar a praticar desporto e obter estes benefícios na sua vida. Além disso, imagine que se torna um pro em Golf. Isso dar-lhe-á uma grande vantagem quando chegar a hora de iniciar sessão na Bet Brothers para fazer as suas apostas com bónus interessantes.
Como os desportos ajudam a sua saúde mental
Todos sabemos que os desportos são ótimos para a sua saúde física. Mas os desportos também têm muitos benefícios psicológicos.
Ajuda a moderar o stress
Cerca de 75% a 90% das consultas médicas são por doenças relacionadas com o stress. Os desportos ajudam a controlar o stress. O exercício faz com que o seu corpo liberte endorfinas, as substâncias químicas no cérebro que aliviam a dor e o stress. Também reduz os níveis de hormonas do stress, cortisol e adrenalina.
Estudos como este de Harvard demonstraram que 20 a 30 minutos de exercício por dia podem fazer com que as pessoas se sintam mais calmas. Esta calma continua várias horas após o exercício.
Melhora o seu humor
Praticar um desporto como o golfe ou o esqui obriga-o a deixar de lado as suas preocupações e a concentrar-se na tarefa em mãos. Ajuda a clarear a mente e a acalmar. Também ajuda a dormir melhor.
Produz efeitos a longo prazo na saúde mental. A participação em desporto pode ter efeitos a longo prazo na sua saúde mental. Os investigadores estudaram 9.688 crianças que tiveram más experiências na infância, como abuso físico e sexual, ou negligência emocional. Descobriram que as crianças que participaram em desportos coletivos tiveram um melhor bem-estar mental quando adultas.
Melhore a saúde mental com desportos coletivos
Praticar desporto em grupo tem um impacto maior na saúde mental do que os desportos individuais. Investigadores na Austrália descobriram que as mulheres que jogavam ténis e netball em clubes tinham melhor saúde mental do que aquelas que faziam exercício sozinhas, como caminhadas ou ginásios. Não se verificaram diferenças na saúde física entre os dois grupos.
Um estudo com atletas adolescentes descobriu que aqueles que praticavam desporto individual tinham maior probabilidade de relatar ansiedade e depressão. Isto pode ocorrer porque aqueles que praticam desportos coletivos costumam jogar por diversão. Os desportos individuais não exigem que outra pessoa compita em conjunto e podem fazer com que o atleta sinta mais stress do que prazer.
Ajuda a combater o vício.
Um estudo com adolescentes noruegueses descobriu que aqueles que praticavam desportos coletivos eram menos propensos a fumar cigarros e a consumir canábis na idade adulta. Investigadores coreanos recomendaram o uso de desporto para ajudar os adolescentes a combater o vício da internet.
Ajuda na depressão
Os desportos ajudam a tratar a depressão. Estudos mostram que o exercício melhora os sintomas da depressão e reduz o risco de recaída. O exercício foi considerado tão eficaz como o tratamento antidepressivo padrão num estudo, com pequenas quantidades de exercício a ajudar a melhorar a depressão.
Melhora perturbações mentais graves
O exercício pode ajudar se tiver uma doença mental grave, como a esquizofrenia. Melhora alguns sintomas da esquizofrenia, incluindo a perda de motivação e as dificuldades de raciocínio, mas é menos eficaz com outros sintomas, como as alucinações.
Efeitos Negativos do Desporto na Saúde Mental
Embora o desporto ofereça muitos benefícios, pode ter efeitos negativos na saúde mental dos atletas mais avançados, especialmente dos atletas de elite. Os atletas de elite jogam a níveis universitários, regionais, nacionais ou profissionais.
- Stress: Embora o desporto alivie o stress, por vezes cria-o. Os pais ou os treinadores podem exigir demasiado das crianças. Os atletas mais velhos podem pressionar-se para ter um bom desempenho. Isto leva ao burnout, que ocorre quando o desempenho de um atleta piora apesar do treino intenso.
- Depressão: Muitos atletas de alta competição lutam contra problemas de saúde mental. Os investigadores afirmam que certos fatores podem aumentar o risco de depressão entre os atletas. Isto inclui lesões, reforma do desporto e expectativas de desempenho. É também possível que haja subnotificação de depressão entre atletas.
- Transtornos alimentares: Os distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, são um problema no desporto. Isto é especialmente verdade em desportos em que o peso afeta o desempenho, como a corrida de longa distância, a ginástica e o salto de esqui. Os atletas de elite podem sentir-se pressionados a ter o tipo de corpo ideal para a sua modalidade ou podem ter receio de ultrapassar a sua categoria de peso. Um estudo com atletas noruegueses descobriu que 13,5% dos atletas de elite tinham distúrbios alimentares, em comparação com 4,6% da população em geral.
No fundo, o desporto é muito mais do que uma atividade física: é um aliado essencial para o equilíbrio entre corpo e mente.
Isenção de Responsabilidade do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia não se responsabiliza por quaisquer opiniões, análises ou informações expressas nos textos sobre jogos publicados neste veículo. As informações fornecidas têm caráter informativo e não devem ser interpretadas como recomendações ou endossos de qualquer tipo de aposta, compra ou decisão financeira relacionada aos jogos mencionados.
O conteúdo é destinado exclusivamente ao público interessado em compreender aspectos do universo dos jogos, sendo de responsabilidade do leitor verificar e validar qualquer dado ou recomendação antes de tomar decisões baseadas nas informações apresentadas. O Jornal Grande Bahia se exime de qualquer responsabilidade por danos ou prejuízos decorrentes da utilização das informações contidas nos artigos sobre jogos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




