Nesta sexta-feira (19/09/2025), o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos de existência, consolidando-se como política pública de saúde universal, integral e gratuita no Brasil. O Conselho Estadual de Saúde da Bahia marcou a data enfatizando a importância da participação social na gestão e no controle das políticas de saúde.
O SUS, instituído pela Constituição Federal de 1988, tem promovido universalização do acesso aos serviços, programas estratégicos de imunização, fortalecimento da atenção básica, ampliação de tratamentos de alta complexidade, realização de transplantes e desenvolvimento de uma rede de vigilância epidemiológica, que se mostrou essencial durante a pandemia da Covid-19.
Direito à saúde e participação social
O sistema garante que a saúde seja um direito de todos e dever do Estado, permitindo maior acesso da população a políticas públicas que salvam vidas diariamente.
Conselhos e controle social
Um dos pilares do SUS é a participação social. Conselhos de Saúde, Conferências e outras instâncias de controle social possibilitam que sociedade civil, trabalhadores e gestores opinem, fiscalizem e deliberem sobre as políticas de saúde no país.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Gêmeos, ressaltou que o SUS é fruto da luta popular e que seu fortalecimento depende do engajamento da população e dos profissionais de saúde.
“Garantir acesso universal e gratuito é um avanço que precisamos defender e aprimorar constantemente. Celebramos conquistas e renovamos nosso compromisso de fortalecer o SUS como política de Estado e direito fundamental da população”, afirmou.
Compromisso contínuo com a qualidade do SUS
O Conselho Estadual de Saúde da Bahia reafirma seu papel de fiscalização, deliberação e acompanhamento das políticas públicas, atuando em defesa de um sistema universal, gratuito e de qualidade, que atenda às necessidades de todos os baianos e brasileiros.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




