A cidade de São Félix, no Recôncavo Baiano, recebe de sexta-feira a domingo (05 a 07/09/2025) a primeira edição do Festival Literário São Félix Conta Suas Yabás, evento que coloca em destaque autoras e mestras locais e nacionais, com foco na literatura negra feminina, ancestralidade e resistência cultural. A iniciativa, que integra o Programa Bahia Literária, oferece atividades gratuitas para todas as idades e amplia o acesso à produção literária e artística da região.
O festival reúne autoras de renome, como Carla Akotirene, referência em estudos sobre identidade e interseccionalidade, e escritoras baianas como Kátia Borges e Nega Fyah, além das mestras populares Dona Chica do Pandeiro e Dona Maria do Armazém. A mesa de abertura contará com a pesquisadora Mayara Santos, especialista na vida da sanfelixta Maria Odila, a primeira médica do Brasil.
Segundo a idealizadora e curadora do festival, Lucineide Souza, o evento visa dar protagonismo às Yabás, mulheres que influenciaram a história cultural, social e religiosa do território, conectando memória local e formação literária. Inspirada pela própria trajetória, Lucineide escreveu o livro “Memórias de uma Menina da Ladeira”, que retrata experiências de vivência e resistência na cidade.
Estrutura e programação
A programação será distribuída em quatro espaços temáticos, denominados Terreiros:
-
Terreiro da Palavra Matriarcas do Recôncavo (Av. Salvador Pinto – Porto): mesas literárias e atrações musicais;
-
Terreiro Santa Bárbara (Ladeira do Milagre): exposição e visitação da gruta;
-
Terreiro Erês (Clube Renascer – Av. Salvador Pinto): atividades para crianças, contação de histórias e apresentações de Mário Sankofa, Paula Anias e Letícia Paulina;
-
Terreiro Ancestralidades Itinerantes (pavilhão dois de julho – UFRB): oficinas de escrita criativa.
O festival promove debates e mesas literárias sobre escrevivência, resistência, oralidade e inclusão na literatura. O público terá acesso a lançamentos de livros de autores como Valdeck Almeida, Valdicinéa Aragão e Iza Lobo.
Atrações musicais e atividades culturais
O evento conta com apresentações de samba de roda do Recôncavo, incluindo grupos tradicionais como Samba de Roda Filhos de Nagô e Samba Chula de São Braz, além de Ana Paula Albuquerque, acompanhada por Gabi Guedes, Felipe Guedes e Vítor da Trindade. A área de recreação infantil à beira do Rio Paraguassu oferecerá atividades lúdicas e educativas, reforçando a dimensão familiar do festival.
Apoio institucional
O projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), do Programa Bahia Literária, com recursos do Governo do Estado da Bahia, via Secretarias de Educação e Cultura, e apoio da Fundação Pedro Calmon. Também conta com suporte do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), por meio da Rádio Educadora FM e TVE Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




