O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab), disponibilizou apoio à gestão municipal de Feira de Santana para solucionar a falta de atendimento médico e medicamentos para pacientes com doença falciforme. A informação foi divulgada pelo vereador Silvio Dias (PT), em pronunciamento na Tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (10/09/2025). Segundo o parlamentar, pacientes e a associação que representa a causa relatam oito meses sem assistência adequada e dois anos de irregularidade na entrega de medicamentos essenciais.
Interlocução entre Estado e município
Silvio Dias sugeriu que o secretário municipal Rodrigo Matos busque apoio direto do Estado. O vereador destacou que a secretária estadual Roberta Santana está disponível para colaborar. Ele também pediu que vereadores da base governista municipal intermediem a comunicação entre os pacientes e os órgãos de saúde.
“Em Feira, onde a maioria da população é negra, o número de pacientes supera o de outras cidades. É necessário dar um basta às dificuldades enfrentadas por essas pessoas”, afirmou.
Situação do fornecimento de medicamentos
O líder do Governo na Câmara, vereador José Carneiro (União), esclareceu que alguns medicamentos são distribuídos pelo município, mas a responsabilidade por grande parte deles é dos governos Federal e Estadual. Ele citou o desabastecimento do medicamento fenoximetilpenicilina, reconhecido pelo Ministério da Saúde, que enviou 155 caixas de um total de 220 solicitadas.
Quanto ao Pen-Ve-Oral, Carneiro explicou que a entrega depende do Núcleo Regional de Saúde, ligado ao Estado. Já o ácido fólico, de competência municipal, mantinha estoque regular em agosto de 2025. Silvio Dias afirmou que o titular da Diretoria Regional de Saúde (DIRES) declarou não ter conhecimento da falta de remédio, reforçando a necessidade de interlocução para garantir a continuidade da assistência.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




