O Governo Federal sancionou nesta sexta-feira (12/09/2025) a Lei 15.202, que institui a Carteira Nacional de Docente do Brasil (CNDB). O documento terá validade em todo o território nacional, com objetivo de identificar professores, reforçar o reconhecimento da categoria e facilitar o acesso a prerrogativas e benefícios. A emissão da carteira está prevista para começar em outubro, após regulamentação pelo Ministério da Educação (MEC).
Proposta legislativa e tramitação
A lei é resultado do Projeto de Lei 41/2025, apresentado pelo senador licenciado e atual ministro da Educação, Camilo Santana, e relatado pelo senador Cid Gomes (PSB-CE) na Comissão de Educação (CE). O projeto foi aprovado em abril, destacando a importância de valorizar os profissionais da educação e uniformizar os documentos de identificação do docente em todo o país.
Abrangência e características do documento
A Carteira Nacional de Docente será destinada a professores da educação básica e superior, das redes pública e privada. A CNDB incluirá dados pessoais, como nome, CPF, filiação, local de residência e data de nascimento, além de informações profissionais, como a instituição de ensino à qual o docente está vinculado, e uma foto 3×4 do titular.
Emissão e formato da carteira
O documento poderá ser solicitado em formato físico ou digital e será emitido pelo MEC, com base em informações fornecidas por estados, municípios e Distrito Federal. Segundo Cid Gomes, a iniciativa amplia o acesso a direitos já existentes, como descontos em serviços culturais e de saúde, além de oferecer prioridade em serviços públicos.
Valorização e impacto na categoria
A criação da carteira está vinculada ao programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto 12.358/2025, que busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso no ensino público e promover desenvolvimento profissional contínuo. O programa atenderá aproximadamente 2,3 milhões de professores em todo o país, incluindo ações como Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Prova Nacional Docente e Portal de Formação, além de iniciativas de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
*Com informações da Agência Senado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




