ONU alerta para média de 3,5 execuções por dia no Irã em 2025

O Escritório das Nações Unidas para Direitos Humanos (ONU-DH) informou nesta sexta-feira (29/08/2025) que o Irã executou pelo menos 841 pessoas desde o início do ano até 28 de agosto, o que representa uma média de 3,5 execuções por dia. O levantamento também indica que o país ignorou apelos internacionais para abolir a pena de morte.

Segundo o órgão da ONU, minorias étnicas e migrantes são as principais vítimas da política de execução. Somente em julho, foram 110 execuções, mais do que o dobro em comparação ao mesmo período de 2024. O Escritório de Direitos Humanos afirma que o elevado número de execuções revela um padrão sistêmico de intimidação pelo Estado iraniano.

Atualmente, existem 11 pessoas no corredor da morte. Seis foram acusadas de “rebelião armada” devido à associação alegada com o grupo Mojahedin-e-Khalq (MEK), enquanto cinco foram condenadas por participação em protestos de 2022, relacionados à morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, sob custódia do Estado por não usar corretamente o véu islâmico.

Em 16 de agosto, a Suprema Corte do Irã confirmou a pena de morte contra a ativista dos direitos dos trabalhadores Sharifeh Mohammadi, de 45 anos. O Escritório da ONU reforça que a pena de morte é incompatível com o direito à vida, cria risco para inocentes e jamais pode ser aplicada a condutas protegidas pelos direitos humanos internacionais.

O alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Turk, solicitou ao governo iraniano que declare moratória da pena de morte com vistas à sua abolição definitiva, além de retirar todos os condenados do corredor da morte.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading