Em visita de Estado ao Reino Unido, nesta quinta-feira (18/09/2025), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estar “decepcionado” com Vladimir Putin em relação à guerra na Ucrânia e defendeu medidas rigorosas contra a imigração irregular, incluindo a possibilidade de recorrer ao Exército. Trump participou de coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Chequers, residência de campo do premiê, a cerca de 70 km de Londres.
Relações internacionais e guerra na Ucrânia
Durante a coletiva, Trump afirmou que a pressão internacional sobre Putin precisa ser intensificada. O primeiro-ministro britânico destacou que Trump demonstrou disposição para atuar sobre o presidente russo. O encontro também abordou divergências sobre a situação em Gaza, com Trump afirmando desacordo em relação à intenção de Starmer de reconhecer o Estado palestino antes da Assembleia Geral da ONU, marcada para segunda-feira (22/09/2025).
Starmer reforçou que, apesar das diferenças, os laços entre Reino Unido e Estados Unidos permanecem firmes, destacando cooperação política e econômica entre os dois países.
Combate à imigração
Trump defendeu uma postura firme contra a imigração irregular, afirmando que tomaria medidas extremas, inclusive utilizando forças militares, se necessário. Poucas horas antes da coletiva, o primeiro migrante retornou à França sob acordo bilateral estabelecido em julho com o presidente francês, Emmanuel Macron, em vigor desde agosto.
O acordo prevê o retorno de migrantes que chegam ao Reino Unido via botes, enquanto alguns franceses em situação similar serão enviados ao território britânico. O Ministério do Interior britânico informou que outros voos de retorno estão programados para esta semana e a próxima.
Cooperação tecnológica e investimentos
Antes da coletiva, Trump e Starmer assinaram acordo de cooperação tecnológica, com previsão de dezenas de bilhões de dólares em investimentos. O pacto abrange inteligência artificial, computação quântica e energia nuclear, com objetivo de fortalecer a posição dos dois países em setores estratégicos.
O acordo foi descrito por Starmer como o maior programa de investimento tecnológico da história britânica, enquanto Trump destacou o perfil negociador do premiê. Questões tarifárias, como a isenção de 25% sobre o aço britânico, ainda não foram concluídas.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




