O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reinaugurou o Fórum Albuquerque Libório e inaugurou o Centro Judiciário de Soluções Consensuais de Conflitos (Cejusc) na Comarca de Remanso, nesta quarta-feira (27/08/2025), uma quarta-feira. A cerimônia contou com a presença da presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende, que também assinou um Termo de Cooperação para instalação de um Ponto de Inclusão Digital (PID) em Campo Alegre de Lourdes.
Reforma e modernização do Fórum
O Fórum Albuquerque Libório passou por revitalização e ampliação, incluindo revisão elétrica, modernização dos aparelhos de ar-condicionado, criação de sala de audiência, sala passiva, sala de depoimento especial, novos gabinetes e adequações de acessibilidade. O prédio, construído na década de 1980, atende atualmente uma população de mais de 40 mil habitantes.
Segundo o juiz Manassés Xavier, diretor do Fórum, as melhorias proporcionam melhores condições de trabalho aos servidores e garantem mais qualidade no atendimento ao cidadão. Para o administrador Raimundo Nonato, a reforma representa a adaptação do Judiciário à evolução da cidade e da comarca.
Ponto de Inclusão Digital em Campo Alegre de Lourdes
Na mesma ocasião, a presidente Cynthia Resende firmou um Termo de Cooperação para instalação de um PID em Campo Alegre de Lourdes, município que integra a comarca.
O espaço contará com computador e servidor facilitador, possibilitando a realização de audiências e atos processuais de forma 100% on-line, sem necessidade de deslocamento até a sede do fórum. O objetivo é garantir acesso à justiça para cidadãos em situação de vulnerabilidade digital.
O termo foi assinado pela presidente do TJBA, pelo juiz federal Rodrigo Gasiglia de Sousa, diretor da Subseção Judiciária de Juazeiro, e pelo vice-prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Amauri Braga, representando o prefeito Tadeu Dias.
Cejusc amplia acesso a métodos de conciliação
Ainda na quarta-feira (27/08/2025), foi inaugurado o primeiro Cejusc da Comarca de Remanso. O centro oferecerá serviços de mediação e conciliação, permitindo a resolução consensual de conflitos e contribuindo para maior celeridade processual.
Homenagem à presidente do TJBA
Durante a agenda em Remanso, a desembargadora Cynthia Resende recebeu o título de cidadã remansense. A homenagem remete ao início de sua carreira, quando atuou como juíza na comarca na década de 1980.










Deixe um comentário