A Câmara Municipal de Feira de Santana discutiu nesta terça-feira (09/09/2025) a necessidade de a Prefeitura assumir a manutenção da Lagoa Grande, manancial revitalizado pelo Governo do Estado e transformado em ponto turístico da cidade. Durante a sessão, vereadores destacaram que a responsabilidade do município incluiria serviços de limpeza, segurança e preservação ambiental, além de fortalecer o uso público do espaço.
Histórico e revitalização do parque
Segundo o vereador Luiz da Feira (PP), a Lagoa Grande passou de área negligenciada a ponto turístico reconhecido, após obras realizadas pela Conder por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zé Neto. O parlamentar reforçou que, apesar da relevância do parque, o município ainda não assumiu a gestão e os serviços de manutenção.
O vereador Silvio Dias (PT) acrescentou que houve tentativa de repasse da administração durante a gestão do ex-prefeito Colbert Filho, mas que a Prefeitura anterior se negou a receber o local. Ele apontou que questões relacionadas ao esgotamento sanitário ainda precisam ser resolvidas, mas que o esforço para transferência da gestão deve ocorrer.
Opinião dos parlamentares sobre a transferência
O presidente da Câmara, Marcos Lima (União), afirmou que é lamentável que o Parque da Lagoa Grande ainda não esteja sob responsabilidade municipal e destacou a parceria atual entre o prefeito José Ronaldo e o governador Jerônimo, que deve facilitar o recebimento do parque pelo município.
O líder do governo na Câmara, José Carneiro (União), ponderou que o impasse decorre da não conclusão da rede de esgoto, o que gera receio quanto a possíveis responsabilidades ambientais sobre a Prefeitura. O vereador Jurandy Carvalho (PSDB) destacou que a obra de revitalização, iniciada por José Ronaldo, tem qualidade reconhecida, e que a gestão atual deve adotar medidas para manutenção do espaço.
Questões de responsabilidade e investimentos
O vereador Lulinha da Gente (União) lembrou que a gestão municipal anterior realizou o levantamento da área, compra e doação do terreno ao Estado, o que, em seu entendimento, dificulta a transferência de responsabilidade agora. Já o vereador Ismael Bastos (PL) reforçou que os investimentos do deputado Zé Neto foram essenciais para a transformação da Lagoa Grande em ponto turístico, defendendo que mais recursos públicos poderiam ser destinados à área.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




