A 2ª edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia será realizada de 30 de outubro a 1º de novembro de 2025, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, com abertura oficial marcada para quinta-feira (30/10/2025), às 17h. O evento visa valorizar, qualificar e fortalecer produtores de queijos artesanais de pequeno porte, reunindo rótulos premiados nacional e internacionalmente e aproximando consumidores e produtores.
Programação e apresentações
O festival contará com duas linhas principais de atividades: Palestras Técnicas e Queijo Nota 10, conduzidas pelos próprios produtores. Ao todo, 10 apresentações, com duração de uma hora cada, serão distribuídas em dois dias (31/10 e 1º/11). Os temas incluem:
-
Inovações em sabores de queijos artesanais
-
Maturação e qualidade sensorial
-
Segurança e valor de mercado
-
Importância dos concursos para o desenvolvimento do queijo artesanal
-
Lei do SUSAF e regularização sanitária para pequenas queijarias
O público também terá a oportunidade de conferir os queijos premiados no 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização do trabalho artesanal local. A programação completa está disponível no site www.ba.gov.br/car.
Comercialização e acesso
Durante o evento, estandes de comercialização permitirão ao público adquirir queijos artesanais de todo o estado, incluindo rótulos premiados em concursos nacionais e internacionais. A iniciativa também busca estimular o consumo consciente e local, mostrando o processo de produção de queijos a partir de receitas autorais e saberes regionais.
Organização e parcerias
O festival é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Associação de Produtores de Queijo da Bahia e Unicafes Bahia, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Turismo (Setur). A ação integra estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva do leite e do queijo artesanal, contribuindo para geração de renda, abertura de novos mercados e inserção da Bahia no mapa nacional e internacional do queijo artesanal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




