A 40ª edição do Bahia Juniors Cup será realizada entre os dias 8 e 16 de novembro de 2025, no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador (BA). O torneio, considerado um dos principais eventos juvenis do país, é reconhecido por revelar grandes nomes do tênis brasileiro e internacional, como João Fonseca e Gustavo Kuerten. O evento conta com parceria da SUDESB, SETRE, Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Banco BRB.
Tradição e impacto no desenvolvimento do tênis juvenil
Após sediar o torneio mundial profissional M25, o Clube Bahiano de Tênis volta a ser palco de um dos campeonatos mais tradicionais do circuito juvenil. Criado em 1985, o Bahia Juniors Cup tem desempenhado papel relevante na formação de atletas e na projeção de novos talentos para o cenário nacional e internacional.
Foi nas quadras do Bahiano que, em 2021, João Fonseca conquistou seu primeiro título do circuito mundial juvenil, aos 15 anos. Dois anos depois, venceu o US Open juvenil e, em 2025, ingressou no top 30 do ranking profissional, após o título no ATP 500 da Basileia. Outro destaque histórico é Gustavo Kuerten, campeão da categoria de 16 anos em 1993, que quatro anos depois venceu Roland Garros e alcançou o topo do ranking mundial em 2000.
Participação de atletas de destaque e relevância no calendário internacional
O torneio também já contou com a presença de Marcelo Melo, Thiago Wild (campeão do US Open juvenil), João Lucas Reis, Luis Guto Miguel e do argentino Sebastian Báez, ex-top 20 do ranking mundial.
Em 2025, o evento oferecerá pontuação J100 até 18 anos e contará com etapas válidas para o ranking sul-americano nas categorias de 14 e 16 anos, além de provas nacionais para o Tennis Kids, que abrange tenistas de 8 a 12 anos.
Parcerias institucionais e fortalecimento do circuito nacional
Segundo Duda Catharino Gordilho, vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis, o Bahia Juniors Cup é um trampolim para os jovens atletas brasileiros.
“Todos os grandes tenistas e promessas do país já passaram pelas quadras do Bahiano. A CBT confia plenamente na Federação Bahiana de Tênis para manter o torneio como uma das principais etapas do calendário juvenil”, afirmou.
Para Gian Biglia, presidente da Federação Bahiana de Tênis, o torneio carrega importante legado histórico. “O Bahia Juniors Cup, antiga Copa Econômico, revelou talentos desde 1985. A federação tem orgulho em preservar essa tradição e continuar contribuindo para o fortalecimento do tênis nacional”, destacou.
Reconhecimento e chancela internacional
A 40ª edição do evento conta com o patrocínio da SUDESB e da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia – e com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF), da Confederação Sul-Americana de Tênis, da CBT e da Federação Bahiana de Tênis.
O Bahia Juniors Cup reforça o papel da Bahia como referência no incentivo ao esporte e na formação de atletas de base, consolidando Salvador como sede de grandes competições do calendário internacional juvenil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




