Brasil e Índia avançam em tecnologia, defesa e comércio com novos acordos bilaterais

O Brasil e a Índia firmaram, nesta sexta-feira (17/10/2025), acordos estratégicos nas áreas de tecnologia, defesa, aeronáutica, comércio, saúde e petróleo, durante visita do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, a Nova Délhi. A iniciativa inclui a inauguração do escritório da Embraer na capital indiana e medidas para ampliar investimentos bilaterais.

Avanços na indústria aeronáutica e defesa

Alckmin destacou que há diversos aviões da Embraer em operação na Índia, atendendo à demanda por voos regionais mais eficientes e de menor custo. A Força Aérea Indiana demonstrou interesse na compra do cargueiro C-390, ação que deve gerar transferência de tecnologia, empregos e ganhos de soberania para ambos os países.

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a abertura do escritório da Embraer é um passo concreto na construção de pontes industriais e tecnológicas, reforçando o compromisso da empresa com investimentos locais.

Expansão do comércio e facilitação de investimentos

Brasil e Índia definiram um cronograma para ampliar o Acordo de Comércio Preferencial Mercosul–Índia, atualmente restrito a 450 categorias de produtos. O objetivo é elevar o comércio bilateral para US$ 15 bilhões em 2025 e US$ 20 bilhões até 2026, ampliando linhas tarifárias e aprofundando a complementaridade econômica.

O governo brasileiro também publicou decretos de facilitação de investimentos e prevenção de bitributação, proporcionando mais segurança jurídica para negócios bilaterais. A partir da próxima semana, um visto eletrônico para negócios e consultorias entrará em vigor, simplificando viagens e parcerias comerciais.

Saúde, energia e petróleo

Na área da saúde, o Brasil assinou parceria entre a Fiocruz e uma empresa indiana para transferência de tecnologia de vacinas. No setor de petróleo, a Petrobras firmou contrato para exportação de mais de 6 milhões de barris à Índia, com convite para participação em blocos de exploração nas bacias de Campos e Santos, podendo expandir para 18 blocos adicionais.

A missão brasileira envolveu representantes de 20 setores, incluindo agronegócio, tecnologia, energia e saúde, fortalecendo a cooperação bilateral e promovendo novas oportunidades de investimento e desenvolvimento econômico entre os dois países.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading