O Brasil registra 48 casos em investigação de intoxicação por metanol até quinta-feira (02/10/2025). O balanço foi apresentado pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista à imprensa. Segundo o Ministério da Saúde, 11 casos já foram confirmados por exames laboratoriais realizados por Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
Casos confirmados e mortes em investigação
O ministério informou que um óbito por intoxicação por metanol foi confirmado em São Paulo, enquanto sete mortes seguem em investigação, sendo cinco no mesmo estado e duas em Pernambuco. O caso do rapper Hungria, internado em Brasília, ainda é tratado como suspeito.
Pernambuco registra novos casos
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco notificou nesta quinta-feira (02/10/2025) um novo caso suspeito em Olinda, somando quatro ocorrências em investigação no estado. A paciente permanece em acompanhamento médico no Recife. Em Caruaru, três homens foram atendidos, resultando em duas mortes e um caso de cegueira permanente.
Fiscalização e interdições no Distrito Federal
Operação da Polícia Civil e Vigilância Sanitária
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em conjunto com a Vigilância Sanitária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Anvisa, interditou uma distribuidora de bebidas em Vicente Pires, após identificar suspeita de comercialização de produtos adulterados. No local, Hungria teria comprado bebidas antes da internação. Garrafas de vodka e whisky foram apreendidas e serão periciadas.
Interdição em rede de supermercados
A Vigilância Sanitária interditou ainda o estoque de bebidas de uma rede de supermercados 24 horas de Brasília, após identificar lote suspeito vinculado ao caso do rapper. Amostras foram enviadas para análise no Mapa.
Risco da intoxicação por metanol
Sintomas e emergência médica
O metanol é metabolizado em compostos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar lesões graves e morte. Os principais sintomas incluem:
-
visão turva ou perda de visão;
-
náuseas, vômitos e dores abdominais;
-
sudorese e mal-estar generalizado.
Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente atendimento médico e acionar os serviços especializados:
-
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
-
CIATox local;
-
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733.
Ações preventivas em Pernambuco
A Prefeitura de Olinda informou que intensificará a fiscalização durante as prévias do carnaval de 2026. No fim de semana, equipes da Vigilância Sanitária vão monitorar a manipulação de bebidas em bares e estabelecimentos formais e informais da cidade, como medida preventiva para evitar a circulação de produtos adulterados.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




