Na terça-feira (14/10/2025), a seleção brasileira masculina de futebol sofreu derrota inédita para o Japão, em amistoso disputado no Estádio Ajinomoto, em Tóquio, após abrir vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo. O resultado ocorre após a vitória de 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, na sexta-feira (10/10/2025), e integra a preparação da equipe para a Copa do Mundo de 2026, a ser realizada no Canadá, Estados Unidos e México.
O Brasil marcou primeiro com Paulo Henrique, seguido de Gabriel Martinelli, mas sofreu três gols em 20 minutos da etapa final, com Minamino, Nakamura e Ueda, resultando na virada asiática por 3 a 2. O sistema defensivo brasileiro, elogiado anteriormente pelo técnico Carlo Ancelotti, apresentou falhas, sofrendo dois gols pela primeira vez nos últimos cinco jogos.
Desenvolvimento da partida e oportunidades
Na primeira etapa, o Brasil precisou lidar com a marcação japonesa bem organizada, com cinco defensores. Aos 21 minutos, Ueda teve chance de abrir o placar, mas a bola passou rente à trave. Quatro minutos depois, Paulo Henrique marcou, aproveitando passe de Bruno Guimarães. Aos 31, Martinelli ampliou, após levantamento de Lucas Paquetá.
No segundo tempo, o ritmo brasileiro caiu, resultando em três gols japoneses nos primeiros 25 minutos. O primeiro, aos seis, ocorreu após erro de Fabrício Bruno, seguido do empate por Nakamura aos 16 minutos, e a virada com gol de Ueda aos 25 minutos, em cobrança de escanteio de Ito.
Substituições e final do jogo
O técnico Ancelotti promoveu substituições: Rodrygo entrou no lugar de Vinícius Júnior, Joelinton substituiu Bruno Guimarães, e posteriormente Estevão, Caio Henrique e Richarlison entraram em campo. Apesar das alterações, o Japão manteve o controle, e o Brasil apenas teve chance de empate nos acréscimos, quando Richarlison desviou por cima.
O amistoso encerrou com Japão 3 x 2 Brasil, levantando questionamentos sobre ajustes defensivos e estratégias ofensivas para os próximos confrontos contra Senegal e Tunísia, previstos para novembro na Europa.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




