A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Unidade de Controle de Zoonoses (UCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a necessidade de manter animais de grande porte em locais adequados, após constatar a presença desses animais soltos em vias públicas. Desde a reativação do serviço, em março de 2025, até setembro, 214 animais foram recolhidos, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito e proteger a população.
Riscos e medidas de segurança
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, alertou sobre os perigos que cavalos e outros animais representam no trânsito. Segundo ele, “um acidente com um cavalo pode ser fatal, mesmo em baixa velocidade, e a vida humana não se recupera”. O serviço de remoção foi reestruturado para garantir mais agilidade e segurança, com equipes qualificadas e caminhão adaptado, atuando diariamente nas áreas de maior circulação.
Dificuldades na identificação de proprietários
O gestor destacou que a identificação dos donos nem sempre é possível, devido a abandono ou resistência em arcar com multas de R$ 150. Apesar disso, a prioridade do município é preservar vidas e proteger os próprios animais, mantendo operações contínuas para prevenir acidentes e garantir segurança no trânsito.
Integração com a Superintendência Municipal de Trânsito
Segundo Rodrigo Matos, a intenção é transferir o serviço para a SMT, aproveitando sua estrutura voltada ao monitoramento viário e à segurança nas ruas. A população pode acionar o recolhimento de animais pelo aplicativo Feira Conectada, pelo número 156 ou pelos telefones (75) 3617-3237 (fixo) e (75) 99851-8583 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




