Na quinta-feira (16/10/2025), o Consórcio Cabruca, do Sul da Bahia, envia a primeira leva de 50 quilos de chocolates finos para Santiago, no Chile, em parceria com a distribuidora Buhmi, especializada em alimentos saudáveis e orgânicos. O ato simbólico ocorrerá às 8h, no campus Tancredo Neves da Unifacs, em Salvador, com a presença de parceiros e imprensa, representando o início da inserção do chocolate baiano no mercado internacional.
Estratégia de internacionalização e expansão
Segundo o diretor do Consórcio Cabruca, Thiago Fernandes, a primeira remessa tem caráter experimental, para avaliar a recepção do público chileno, com previsão de envio posterior de lotes de 200 quilos.
O coordenador da Agência de Internacionalização e Exportação da Unifacs (Aiex), Dr. Henrique Campos, destaca que a Bahia segue como maior exportador brasileiro de cacau, mesmo com menor expressividade global em comparação ao final do século XX. Entre janeiro e agosto de 2025, o estado exportou cerca de US$ 849 milhões e importou US$ 421 milhões de amêndoas.
Cacau fino e certificações internacionais
O cacau fino do Sul da Bahia tem obtido reconhecimento internacional, com pelo menos 25 selos de qualidade conquistados por marcas da região. Os chocolates produzidos na Cabruca são certificados e premiados, ressaltando práticas de sustentabilidade e conservação da floresta.
Para a empreendedora da Chocolates Cruzeiro do Sul, Ana Paranhos, o consórcio representa a unificação de produtores locais e a promoção do chocolate baiano no exterior, iniciando a expansão pela América Latina.
Estrutura do Consórcio Cabruca e inclusão
Fundado em 2023 e incubado pela Aiex-Unifacs, o Consórcio Cabruca reúne 15 marcas, com predominância feminina, atuando na produção sustentável de cacau e chocolate, valorizando a biodiversidade da Cabruca e práticas socioambientais.
O consórcio conta com financiamento do Fundo do Trabalho Decente da Setre-BA, que possibilita a participação em feiras internacionais na Índia, Japão, Argentina e Chile, fortalecendo a presença global dos chocolates baianos e promovendo a valorização do território e das marcas locais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




