CPMI aponta falhas na gestão de Stefanutto no INSS; Ex-presidente nega omissão

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, prestou depoimento à CPMI do INSS nesta segunda-feira (13/10/2025) sobre fraudes em benefícios de aposentados e pensionistas durante sua gestão, de 2023 a abril de 2025. Ele negou envolvimento nas irregularidades e atribuiu os problemas a interpretações jurídicas e procedimentos administrativos que permitiram o crescimento de descontos associativos não autorizados.

A comissão questionou Stefanutto sobre pareceres assinados por ele e sobre a ausência de medidas para suspender os descontos, apontando que o documento de 2016, emitido quando era procurador-chefe do INSS, abriu espaço para que associações cadastrassem beneficiários sem a carta sindical exigida.

Questionamentos da CPMI

Auditorias e irregularidades

O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), destacou que a falta de reconhecimento legal facilitou o que classificou como um esquema de fraude em larga escala. Stefanutto afirmou que sua função era interpretar a lei, sem criar novas normas, e que não poderia opinar sobre o impacto dos descontos.

Ações tomadas e controvérsias

O ex-gestor disse ter iniciado mudanças nos procedimentos de credenciamento antes da atuação da CGU, mas os parlamentares apresentaram dados sobre o aumento de associações incluídas de forma irregular, totalizando 1,2 milhão de benefícios afetados, com 97,6% caracterizados como fraude. Stefanutto negou autorizações informais, exceto para a Contag, e afirmou que defende a legalidade dessa ação.

Direito ao silêncio e impasses

Durante a oitiva, Stefanutto exerceu o direito ao silêncio, garantido pelo STF, em perguntas que considerou incriminatórias, incluindo questionamentos sobre outros exonerados e procedimentos de cadastramento provisório. Ele confirmou estar no serviço público desde 1993 e explicou que foi removido da presidência do INSS por decisão judicial baseada em fatos da Polícia Federal e CGU.

Nomeações e relações no INSS

Stefanutto respondeu sobre a nomeação de André Fidelis à Diretoria de Benefícios e manteve outros diretores, sem confirmar se manteve Fidelis especificamente. Negou relação pessoal com o advogado citado em reportagens, e reconheceu ter indicado Virgílio Antônio de Oliveira Filho como procurador-geral, sem comentar sobre terceiros.

Desafios e defesa do órgão

Ao relatar sua gestão, Stefanutto destacou dificuldades materiais e financeiras enfrentadas pelo INSS e afirmou que, apesar das fraudes, o órgão mantém relevância no atendimento aos segurados. Ele reforçou que eventuais irregularidades devem ser punidas individualmente, sem comprometer a reputação institucional do INSS.

*Com informações da Agência Senado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading