A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgou, na quarta-feira (22/10/2025), o Relatório de Recursos Florestais Mundiais 2025 (FRA 2025) durante a Iniciativa Global de Observação das Florestas, em Bali, Indonésia. O estudo revela que o ritmo do desmatamento diminuiu globalmente na última década, mas alerta que 10,9 milhões de hectares de florestas continuam sendo desmatados anualmente, mantendo pressão sobre ecossistemas críticos.
Panorama global das florestas
Segundo o FRA 2025, as florestas cobrem atualmente 4,14 bilhões de hectares, cerca de um terço da superfície terrestre, o equivalente a 0,5 hectare por pessoa, com quase metade localizada em regiões tropicais. Mais da metade das florestas mundiais (55%) estão sob planos de gestão de longo prazo, e 20% encontram-se em áreas legalmente protegidas, totalizando 813 milhões de hectares.
O relatório também aponta crescimento nos estoques globais de carbono florestal, alcançando 714 gigatoneladas, e redução em 50% da perda de florestas primárias em comparação ao início dos anos 2000. O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, destacou que o FRA é “a avaliação mais completa e transparente dos recursos florestais do mundo” e reforçou que os dados são essenciais para decisões e políticas voltadas à sustentabilidade.
Desafios regionais e desigualdade no progresso
Apesar da desaceleração, a perda líquida de florestas caiu de 10,7 milhões de hectares ao ano na década de 1990 para 4,12 milhões entre 2015 e 2025, mas permanece elevada em regiões da África e América do Sul. As florestas plantadas, que representam 8% da área global, continuam a crescer, porém em ritmo mais lento. Incêndios florestais e eventos climáticos extremos afetam aproximadamente 261 milhões de hectares por ano, contribuindo para a degradação ambiental e ameaçando a biodiversidade.
Florestas, segurança alimentar e clima
A FAO reforça que as florestas são essenciais para a segurança alimentar, os meios de subsistência locais e o equilíbrio climático global, atuando na redução de riscos de secas, erosão do solo, deslizamentos e inundações. A preservação e o manejo sustentável são destacados como fundamentais para a mitigação das mudanças climáticas.
Tecnologia e cooperação internacional
O FRA 2025 apresenta novas ferramentas digitais, incluindo banco de dados interativo online e interface de programação, facilitando transparência, acesso à informação e integração automatizada de dados nacionais. O relatório é resultado de colaboração global, envolvendo 197 países e mais de 700 especialistas, fortalecendo a cooperação internacional na gestão sustentável das florestas.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




