O documentário “Cartas Para…”, dirigido por Vânia Lima e produzido pela Têm Dendê Produções, teve sua estreia na mostra Première Brasil: Novos Rumos do Festival do Rio e foi selecionado para a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A Mostra exibirá 84 filmes brasileiros, incluindo 60 longas na Mostra Brasil e seis títulos na Competição Novos Diretores, com o documentário integrando o conjunto de obras que apresentam novos olhares e vozes do audiovisual contemporâneo.
As sessões em São Paulo ocorrerão nos dias 24 de outubro, às 21h40, na Cinemateca Sala Grande Otelo, e 25 de outubro, às 13h45, no Espaço Petrobras de Cinema (Sala 2). Mais informações estão disponíveis no site oficial da Mostra: https://mostra.org/jornal-da-mostra/ingressos-pacotes-aplicativo-da-49-mostra.
Narrativa e temática do documentário
O filme acompanha as escritoras Elisa Lucinda (Brasil), Paulina Chiziane (Moçambique) e Raquel Lima (Portugal) na troca de nove cartas ao longo do Atlântico, abordando seus cotidianos, angústias e descobertas como mulheres e escritoras que enfrentam fronteiras culturais, racismo, machismo e xenofobia.
Distribuído pela Lança Filmes, “Cartas Para…” constrói uma poética sobre o poder da palavra e da memória, costurada por vozes femininas que reinventam a língua portuguesa. Em uma das cartas, Chiziane escreve: “o poder de uma voz não conhece fronteiras e atravessa espaços e tempos”. Elisa Lucinda reflete que “todo poeta está escrevendo uma carta, um bilhete — mesmo que seja para si mesmo, nunca é sem remetente”.
Produção e equipe técnica
O projeto é definido pela diretora Vânia Lima como uma criação compartilhada com as protagonistas, destacando a colaboração internacional entre Brasil, Moçambique e Portugal. A equipe de produção inclui Keyti Souza e Taguay Tayussy (produção executiva), Bruno Ramos (direção de produção) e Cláudio Antônio (direção de fotografia).
O documentário foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do programa Prodecine/2016 e Suporte Automático, geridos pelo Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e Ancine. A produção é parte da Lima Comunicação, pertencente ao Grupo Têm Dendê, que celebra 25 anos de história.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




