Escolas públicas da Bahia iniciam aplicação das provas do SABE 2025

As escolas públicas da capital e do interior da Bahia iniciaram, nesta segunda-feira (06/10/2025), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE). A iniciativa, criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), tem o objetivo de mensurar as competências e habilidades dos estudantes das redes estadual e municipais em Língua Portuguesa e Matemática.

Estrutura e cronograma das provas

De acordo com o cronograma divulgado pela SEC, as provas do SABE serão aplicadas até o dia (10/10/2025) para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio (em todas as escolas públicas municipais e estaduais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Etapa VII, nas escolas estaduais localizadas nas cidades-sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

Já entre os dias (10/11/2025) e (14/11/2025), será a vez dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais responderem à avaliação. O resultado servirá como instrumento de diagnóstico da aprendizagem e apoio para políticas públicas educacionais.

Participação dos estudantes

O estudante Juan David dos Santos, 18 anos, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador, afirmou que o exame contribui para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Estas avaliações são necessárias para medir o nosso conhecimento e também servem como revisão de conteúdos para o ENEM”, destacou.

No Colégio Estadual Professora Leila Rubens Fonseca, também na capital, a estudante Evellyn Kauane Estrela, 15 anos, do 9º ano, ressaltou que o exame ajuda a compreender o nível de aprendizado nas duas disciplinas avaliadas.

Acolhimento e preparação

A coordenadora pedagógica Patrícia Souza, do Colégio Leila Rubens Fonseca, destacou que a preparação emocional dos estudantes é parte do processo.

“Semanas antes da aplicação, nós realizamos uma oficina de escuta com um psicólogo para abordar as expectativas e o objetivo do SABE”, explicou.

A ação buscou orientar os alunos sobre a importância do exame e reforçar o vínculo entre desempenho acadêmico e futuro profissional.

Interior também mobilizado

No interior do estado, a adesão das escolas públicas também é ampla. Em Rafael Jambeiro, a estudante Cassiane Evangelista, 18 anos, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Ana Lúcia Magalhães, afirmou que a prova ajuda a identificar pontos de melhoria no aprendizado.

Na mesma cidade, Vitória Gomes, 18 anos, aluna do Colégio Estadual do Campo Santo Antônio do Argoim, destacou que o exame é um reforço para quem pretende fazer o ENEM.

“O SABE é um bom preparatório para nós que desejamos uma boa nota. Pretendo cursar Fisioterapia e sei que estas provas me ajudarão muito”, comentou.

O que é o SABE

O Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) é uma avaliação estadual anual idealizada pela Secretaria da Educação da Bahia, em regime de colaboração com os municípios. As redes municipais que aderem à iniciativa assinam Acordos de Cooperação Técnica com a SEC.

A avaliação fornece diagnósticos detalhados sobre a aprendizagem dos estudantes baianos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e serve de base para a formulação de estratégias pedagógicas e políticas públicas de melhoria da qualidade educacional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading