As escolas públicas da capital e do interior da Bahia iniciaram, nesta segunda-feira (06/10/2025), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE). A iniciativa, criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), tem o objetivo de mensurar as competências e habilidades dos estudantes das redes estadual e municipais em Língua Portuguesa e Matemática.
Estrutura e cronograma das provas
De acordo com o cronograma divulgado pela SEC, as provas do SABE serão aplicadas até o dia (10/10/2025) para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio (em todas as escolas públicas municipais e estaduais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Etapa VII, nas escolas estaduais localizadas nas cidades-sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
Já entre os dias (10/11/2025) e (14/11/2025), será a vez dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais responderem à avaliação. O resultado servirá como instrumento de diagnóstico da aprendizagem e apoio para políticas públicas educacionais.
Participação dos estudantes
O estudante Juan David dos Santos, 18 anos, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador, afirmou que o exame contribui para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Estas avaliações são necessárias para medir o nosso conhecimento e também servem como revisão de conteúdos para o ENEM”, destacou.
No Colégio Estadual Professora Leila Rubens Fonseca, também na capital, a estudante Evellyn Kauane Estrela, 15 anos, do 9º ano, ressaltou que o exame ajuda a compreender o nível de aprendizado nas duas disciplinas avaliadas.
Acolhimento e preparação
A coordenadora pedagógica Patrícia Souza, do Colégio Leila Rubens Fonseca, destacou que a preparação emocional dos estudantes é parte do processo.
“Semanas antes da aplicação, nós realizamos uma oficina de escuta com um psicólogo para abordar as expectativas e o objetivo do SABE”, explicou.
A ação buscou orientar os alunos sobre a importância do exame e reforçar o vínculo entre desempenho acadêmico e futuro profissional.
Interior também mobilizado
No interior do estado, a adesão das escolas públicas também é ampla. Em Rafael Jambeiro, a estudante Cassiane Evangelista, 18 anos, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Ana Lúcia Magalhães, afirmou que a prova ajuda a identificar pontos de melhoria no aprendizado.
Na mesma cidade, Vitória Gomes, 18 anos, aluna do Colégio Estadual do Campo Santo Antônio do Argoim, destacou que o exame é um reforço para quem pretende fazer o ENEM.
“O SABE é um bom preparatório para nós que desejamos uma boa nota. Pretendo cursar Fisioterapia e sei que estas provas me ajudarão muito”, comentou.
O que é o SABE
O Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) é uma avaliação estadual anual idealizada pela Secretaria da Educação da Bahia, em regime de colaboração com os municípios. As redes municipais que aderem à iniciativa assinam Acordos de Cooperação Técnica com a SEC.
A avaliação fornece diagnósticos detalhados sobre a aprendizagem dos estudantes baianos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e serve de base para a formulação de estratégias pedagógicas e políticas públicas de melhoria da qualidade educacional.










Deixe um comentário