O Festival Ler e Brincar teve início na manhã desta quinta-feira (09/10/2025) na Biblioteca Central do Estado da Bahia e seguiu até o final da tarde, com atividades lúdicas e interativas voltadas ao público infantil. O evento, que ocorre até sábado (11/10/2025), tem como objetivo estimular o interesse pela leitura e promover a valorização da diversidade cultural e da representatividade na infância.
Programação e participação do público
O festival incluiu contações de histórias, brincadeiras e dinâmicas educativas, com destaque para a cultura indígena. A pedagoga Joselia Sena, acompanhando a filha Maria Cecília, comentou sobre a experiência:
“Estou com a família completa aqui, acompanhando e aprendendo sobre a cultura indígena e as raízes do Brasil. Isso proporciona experiências além das telas, numa geração dominada pelo estímulo virtual”.
A pesquisadora e pianista Lydia Hortélio, homenageada do festival, destacou a importância de reconhecer a cultura da infância e a criatividade das crianças, ressaltando que a iniciativa promove valorização cultural e formação educacional.
Contação de histórias e representatividade
A escritora Débora Maria apresentou a obra “Eu amo meu black”, que aborda identidade, representatividade e resistência. A atividade utilizou dinâmica com espelho para que as crianças se identificassem com a própria imagem e cultura. Maria Flor Vieira, de seis anos, destacou a experiência: “Hoje eu brinquei muito e achei interessante poder me ver no espelho na contação Eu amo meu black”.
O evento também contou com participação de escritores e oficinas, como Marta Caldas com ‘A Festa dos Números’, Ana Fátima e Anderson Shon com ‘Um encontro no Sítio que sonhamos’, e bate-papo com jovens escritores baianos sobre ‘Crianças que escrevem brincam de criar histórias’. A dinâmica do Leve e Leia incluiu quiz e doação de livros, reforçando o incentivo à leitura.
Continuidade da programação
O festival segue na sexta-feira (10/10/2025) com atividades como Renata Fernandes conta e brinca com ‘A lagartixa com cara de Salsicha’, a peça teatral ‘O brincoder de Pepe’, o lançamento do livro ‘Oxalá, o Grande Pai que Olha por todos’ com Vovó Cici e oficina de leitura com Ricardo Ishmael.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




