O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram na sexta-feira (17/10/2025) as obras de duplicação da Estrada do Derba, em Salvador. A inspeção integrou a mesma agenda que incluiu a vistoria dos Lotes 1 e 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Subúrbio Ferroviário. As intervenções fazem parte do conjunto de projetos de mobilidade urbana e infraestrutura que estão sendo executados pelo Governo do Estado da Bahia na capital e na Região Metropolitana.
Obras de duplicação e impacto na mobilidade
A duplicação da Estrada do Derba tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego e reduzir o tempo de deslocamento entre a Cidade Baixa, o Subúrbio e a região de Águas Claras. O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a obra tem caráter estratégico, impactando tanto o transporte urbano quanto o escoamento de cargas no estado.
“Além do benefício do VLT, nós vamos entregar a Salvador e à Bahia um trecho muito importante, que é a Estrada do Derba. A expectativa é que até junho de 2026 a gente possa fazer a entrega completa”, declarou Jerônimo.
Escoamento da produção e integração com o VLT
A duplicação também favorecerá o escoamento da produção agrícola e industrial do interior, especialmente do Oeste baiano, até o Porto de Salvador. Jerônimo destacou que transportadores de grãos e cargas utilizam a via e consideram fundamental sua requalificação para garantir segurança e fluidez no tráfego.
“Os caminhoneiros me agradeceram pela estrada do Derba, porque trafegam até o Porto e sabem o quanto é fundamental ter uma via segura, sem buracos e sem engarrafamentos”, reforçou o governador.
Avanço das obras e integração com o Hospital do Subúrbio
Os trabalhos de terraplenagem estão em fase avançada e devem ser concluídos até o fim de 2025, permitindo o início das etapas de pavimentação, instalação de meio-fio, iluminação e implantação da via permanente do VLT.
Segundo Eracy Lafuente, diretor-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a duplicação será entregue junto com a passagem inferior que conectará a região ao Hospital do Subúrbio.
“Estamos trabalhando para finalizar essa etapa, garantindo a integração total com o VLT. São cerca de quatro quilômetros de intervenções e um investimento superior a R$ 1,2 bilhão”, afirmou Lafuente.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




