Governo Lula dobra investimentos em infraestrutura portuária com incentivos fiscais

REIDI e debêntures incentivadas ampliam recursos para projetos de modernização e expansão dos portos brasileiros.
REIDI e debêntures incentivadas ampliam recursos para projetos de modernização e expansão dos portos brasileiros.

O governo federal dobrou os valores de projetos de infraestrutura no setor portuário beneficiados pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) e pelas debêntures incentivadas de infraestrutura. De 2023 a agosto de 2025, o total de projetos incentivados por REIDI alcançou R$ 28 bilhões, mais que o dobro do período de 2019 a 2023, que somou R$ 14 bilhões. No caso das debêntures, os valores passaram de R$ 17 bilhões para R$ 23 bilhões no mesmo período.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, nesta quarta-feira (15/10/2025), que o governo busca acelerar projetos portuários e atrair investimentos privados. Durante evento no Ministério, foram entregues certificados de participação a empresários, reforçando o caráter estratégico dos programas para a modernização e expansão dos portos em todo o Brasil.

Incentivos fiscais e mecanismos de investimento

O REIDI, instituído pela Lei 11.488/2007, suspende a cobrança de PIS/Pasep e Cofins na aquisição de bens e serviços para obras de infraestrutura, servindo como instrumento de atração de investimentos privados.

As Debêntures Incentivadas, regulamentadas pela Lei 12.431/2011, são títulos de dívida emitidos por empresas para financiar projetos de longo prazo, oferecendo benefícios fiscais aos investidores, tornando os projetos mais atrativos e seguros.

Impacto na infraestrutura e na economia

O secretário-executivo Tomé Franca destacou que os incentivos promovem novos investimentos privados em arrendamentos e terminais portuários, gerando emprego e renda. O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, ressaltou que políticas públicas consistentes, como REIDI e debêntures, fortalecem o Fundo da Marinha Mercante e aumentam a confiança do setor privado para investir.

Ampliação e resultados recentes

Em 2024, a Lei 14.801 criou novas debêntures de infraestrutura, ampliando o potencial de captação de recursos. Entre agosto de 2024 e outubro de 2025, R$ 3,7 bilhões foram destinados a projetos portuários por meio desses incentivos. A medida reforça o papel do governo como indutor do desenvolvimento logístico e infraestrutura do país, promovendo um ambiente seguro e atrativo para o investimento privado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.