A 13ª edição da FLICA – Festa Literária Internacional de Cachoeira terá no dia 23 de outubro de 2025, às 15 horas, a mesa “A gente ri, a gente chora”, com a participação do ex-prefeito e radialista Mário Kertész, do jornalista e escritor Franciel Cruz e do professor da UFBA Nelson Pretto. O debate será mediado pela escritora e jornalista Mariana Paiva e ocorrerá na Tenda Paraguaçu, espaço principal da festa.
Livros e abordagens
Mário Kertész lançou recentemente o livro de memórias “Riso-Choro” (Edufba), enquanto Franciel Cruz apresenta “Tá Pensando Que Tudo é Futebol?” (Dança de Rato), coletânea de crônicas sobre esportes. Nelson Pretto atuará como comentarista, destacando a narrativa de Kertész:
“O livro é narrado em primeira pessoa, como se ele estivesse falando na rádio. Parece que estamos conversando com ele e ouvindo os comentários”, explica.
Humor como mote da conversa
Segundo Mariana Paiva, o humor de Mário e Franciel será um dos temas centrais da mesa. A mediadora ressalta que o riso pode funcionar como estratégia para lidar com desafios e analisar o mundo:
“Não é rir à toa, nem o sorriso amarelo, mas um riso que se coloca como anteparo diante da dor do mundo”.
Participação feminina na mediação
Mariana Paiva destaca a importância da presença de mulheres em mesas de humor, papel que assume como mediadora:
“Estar nesta mediação mostra que a mulher pode ser extrovertida e bem-humorada. Podemos olhar para os fatos com inteligência, uma inteligência que ri”.
FLICA na trajetória dos participantes
Nelson Pretto frequentou edições anteriores da FLICA, como a homenagem à Mãe Stella em 2014, e destaca o impacto formativo da festa na juventude. Mariana Paiva participou de mesas anteriores e reforça a relevância do evento:
“Embora a FLICA não tenha décadas de existência, tem muita importância pelos debates que suscita e sempre renova o olhar sobre várias questões”.
FLICA 2025: programação e acessibilidade
A 13ª edição da FLICA será realizada entre 23 e 26 de outubro, com o tema “Ler é Massa!”, reunindo mais de 60 autores nacionais e internacionais. Os espaços principais incluem a Tenda Paraguaçu, a Fliquinha (infantil) e a Geração FLICA (jovens). Todas as áreas apresentam acessibilidade, intérpretes de libras e fones com tradução em português para participantes estrangeiros.
Curadoria e patrocínio
A curadoria é composta por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato. O evento é realizado pela SCHOMMER Produções, com coordenação geral de Verônica Nonato, patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Governo Federal e apoio de instituições como EMBASA, Prefeitura Municipal de Cachoeira e LDM, livraria oficial do evento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




