O SENAI e o BNDES vão apoiar mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas por meio de 91 projetos de digitalização industrial, selecionados na chamada B+P Smart Factory BNDES/2025. A iniciativa destina R$ 45,3 milhões em recursos não reembolsáveis para a implementação de soluções de Indústria 4.0, que integram automação, dados e inteligência artificial para aumentar a eficiência e a sustentabilidade das fábricas.
Seleção de projetos e investimentos
Nesta edição, 91 propostas foram selecionadas entre 124 submetidas, com destaque para o Ceará, que teve 46 projetos aprovados, seguido por Rio de Janeiro (8), Goiás (7), São Paulo (7) e Distrito Federal (6). O B+P Smart Factory oferece apoio técnico e financiamento de até 70% do valor dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), com suporte dos Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI por meio da Plataforma Inovação para a Indústria.
O que são Smart Factories
As chamadas fábricas inteligentes utilizam sensores, robôs, inteligência artificial, internet das coisas e análise de dados para automatizar processos e tomar decisões em tempo real. Essas tecnologias reduzem custos, aumentam a produtividade e otimizam o uso de recursos, além de permitir produções mais flexíveis e adaptadas à demanda.
Iniciativa do SENAI e desenvolvimento de tecnologias
O B+P Smart Factory foi criado para atender a demanda de micro, pequenas e médias empresas, que representam a maior parte do mercado brasileiro. Segundo Gabriel Vargas, especialista em desenvolvimento industrial do SENAI, muitas soluções digitais são voltadas para grandes empresas, tornando o programa essencial para adaptar tecnologias de Indústria 4.0 às necessidades das menores corporações.
Desde o início do programa, o investimento já ultrapassa R$ 110 milhões, incluindo chamadas anteriores com apoio da Finep e da mais recente com suporte do BNDES.
Aplicações práticas: caso da Advantag
A Advantag, empresa de Cotia (SP) especializada em RFID, desenvolveu a tecnologia Log ADV 4.0 com apoio do SENAI. O sistema automatiza operações logísticas, desde recebimento até expedição, reduzindo erros, aumentando o controle de mercadorias e agilizando inventários.
O CEO, Rodrigo Almeida, afirmou que o SENAI auxiliou no desenvolvimento de software, na validação da tecnologia em indústrias parceiras e na criação de um plano de negócios voltado para vendas, ampliando a aplicação do produto no mercado.
Programa Brasil Mais Produtivo
O B+P Smart Factory integra o programa Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A iniciativa tem o objetivo de aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas por meio da transformação digital, com expectativa de desenvolver mais de 360 projetos até 2027, beneficiando 8,4 mil indústrias. A ação conta com parcerias do SENAI, Sebrae, ABDI, Embrapii, Finep e BNDES.










Deixe um comentário