Mais de 4 mil brasileiras participaram, nesta quarta-feira (01/10/2025), em Brasília, da plenária final da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM). No encontro, foram aprovadas propostas que irão compor a Plataforma das Mulheres do Brasil, documento que servirá como base para a elaboração e implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
Propostas e eixos temáticos debatidos
As delegadas discutiram pautas ligadas a autonomia econômica, justiça de gênero e étnico-racial, mudanças climáticas, saúde, educação e enfrentamento à violência contra as mulheres. Também foram aprovadas diretrizes sobre equidade salarial, combate à violência política e ampliação da participação feminina na política e em cargos de comando.
Essas resoluções consolidaram o tema da conferência: “Mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas”, estabelecendo prioridades para políticas públicas que atendam à diversidade das mulheres brasileiras.
Participação da Bahia na conferência
A chefa de gabinete da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM), Neia Bastos, destacou a mobilização de quase 300 representantes baianas, incluindo mulheres indígenas, quilombolas, do campo, das cidades, das águas e das florestas, além de jovens, idosas e mulheres com deficiência.
Segundo Neia, o processo de construção coletiva reafirma o compromisso das participantes com a garantia de direitos e a efetivação de políticas inclusivas em todo o território nacional.
Vozes dos movimentos sociais
Representantes de organizações sociais também marcaram presença. Gildeane Mota, da Rede de Mulheres Pintadas, afirmou que o evento fortaleceu a união de lideranças femininas em torno de compromissos com o desenvolvimento das mulheres em sua diversidade.
Já Norilde José da Silva, de Guiné-Bissau, integrante do coletivo de Mulheres Africanas na Bahia, destacou a necessidade de associar justiça de gênero e étnico-racial. Ela defendeu a inclusão dos saberes africanos nos currículos educacionais brasileiros, como estratégia para promover uma sociedade mais justa e decolonial.
Consolidação do plano nacional
O resultado da 5ª CNPM reforça a construção coletiva de propostas que serão incorporadas ao Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O documento final orientará a implementação de ações governamentais e será referência para gestores públicos em diferentes níveis de atuação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




