No último sábado (04/10/2025), agricultores e agricultoras familiares do município de Fátima, no território da Bacia do Jacuípe, passaram a contar com novos equipamentos e espaços destinados ao fortalecimento da produção e à ampliação da comercialização da agricultura familiar. A ação integra as políticas públicas do Governo do Estado, executadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A entrega da modernização da feira livre na sede municipal e da nova agroindústria de beneficiamento de mandioca, localizada na comunidade de Araçás, representa um avanço na infraestrutura rural, promovendo melhores condições de trabalho e renda para famílias agricultoras.
Feira livre recebe estrutura modernizada
A feira livre da sede do município de Fátima passou por um processo de modernização com a instalação de nova cobertura metálica e 50 bancadas reformadas, oferecendo melhores condições para feirantes e consumidores.
O agricultor familiar Antônio dos Santos, conhecido como Léo do Montenegro, destacou a importância da mudança.
“Facilitou muito o nosso trabalho, porque agora temos bancadas novas e uma estrutura que nos protege do sol e da chuva”, afirmou.
Comunidade de Araçás ganha unidade de beneficiamento
Na zona rural, a comunidade de Araçás foi beneficiada com a inauguração de uma nova unidade de beneficiamento de mandioca, administrada pelo grupo de mulheres do Centro Comunitário Unidos de Araçás.
A agricultora familiar Rosália Souza ressaltou a relevância do novo espaço:
“Antes, o espaço era muito pequeno para as 11 mulheres do grupo trabalharem. Agora, a agroindústria tem uma área maior, que nos permite produzir biscoitos e sequilhos para a população e para a alimentação escolar.”
Equipamentos fortalecem a produção local
Além da nova agroindústria, a comunidade recebeu um trator com implementos agrícolas, resultado de emenda parlamentar, voltado a dinamizar a produção agrícola local. O equipamento deve contribuir para o aumento da produtividade e para a valorização da agricultura familiar, ampliando o acesso a alimentos de origem local e incentivando práticas sustentáveis no campo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




