O Governo do Estado da Bahia deu continuidade, nesta terça-feira (07/10/2025), à Operação Bebidas Etílicas, iniciada na segunda-feira (06/10/2025), com o objetivo de coibir a comercialização irregular de bebidas alcoólicas em Salvador. A ação é realizada em conjunto pela Polícia Civil da Bahia, Procon-BA, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e o Ministério da Agricultura e Pecuária, resultando na apreensão de 655 garrafas de bebidas impróprias para consumo.
Fiscalizações e apreensões
No segundo dia da operação, três estabelecimentos foram fiscalizados. No Parque Bela Vista, a equipe vistoriou um galpão destinado à entrega de bebidas em domicílio, onde foram encontradas mais de 200 unidades fora da validade e em condições impróprias para consumo. Amostras foram recolhidas pelo DPT para perícia, enquanto o Procon aplicou autuação e a Decon instaurou inquérito policial. O proprietário foi intimado para prestar esclarecimentos e realizar o descarte dos produtos.
No bairro de Brotas, um ponto comercial voltado ao delivery apresentou 183 bebidas vencidas. O DPT apreendeu algumas garrafas para análise pericial, o Procon lavrou auto de infração e a Decon abriu inquérito policial. O proprietário será ouvido para prestar esclarecimentos sobre a situação.
Estabelecimento na Pituba e irregularidades identificadas
Na Pituba, um estabelecimento destinado ao abastecimento de grandes eventos possuía 272 bebidas sem origem, lacre, rótulo e validade. O Ministério da Agricultura e Pecuária reteve 271 garrafas lacradas, enquanto o DPT recolheu um exemplar para perícia. O Procon aplicou auto de infração, e a Decon instaurou inquérito policial. O proprietário também foi intimado para prestar depoimento sobre as irregularidades.
A ação integrada visa garantir segurança alimentar e saúde pública, atuando em diferentes setores do comércio de bebidas alcoólicas. A operação segue monitorando estabelecimentos da capital, com foco na identificação de produtos vencidos, sem procedência ou em condições inadequadas para consumo humano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




