Oposição apresenta 12 projetos para bloquear ampliação de recursos do Gabinete da primeira-dama Janja

Na segunda-feira (13/10/2025), ao menos 12 Projetos de Decreto Legislativo (PLD) foram apresentados por parlamentares brasileiros com o objetivo de impedir a ampliação de recursos à primeira-dama Janja da Silva, por meio do Gabinete Pessoal da Presidência da República. Entre os autores estão o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o deputado Zucco (PL-RS), que contestam a legalidade do uso de verbas públicas para atividades da cônjuge do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Argumentos da oposição

Sóstenes Cavalcante afirmou que a primeira-dama não concorreu a cargo eletivo e não possui autorização constitucional ou legal para ter verba, funcionários públicos ou representar o presidente em atividades culturais, sociais ou cerimoniais.

Zucco argumentou que o decreto presidencial que permite ao Gabinete do presidente apoiar o cônjuge pode criar precedentes para o aparelhamento do Estado em favor de familiares do chefe do Executivo, institucionalizando uma estrutura pública de apoio à primeira-dama com status administrativo e funcional.

Defesa do governo

A ministra da Secretaria de Relações Internacionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o decreto editado por Lula, Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) não fere nenhuma lei. Segundo o governo, o decreto regulamenta o apoio do gabinete às atividades de interesse público da primeira-dama, sem irregularidades.

A Advocacia-Geral da União, em parecer publicado em abril de 2025, reforçou que o cônjuge do presidente exerce papel representativo simbólico de caráter social, cultural, cerimonial, político e diplomático em nome do presidente, legitimando a atuação institucional da primeira-dama.

Debate legislativo e próximos passos

Os PLDs apresentados devem ser analisados no Congresso Nacional, podendo gerar votações e debates sobre a limitação de recursos e estrutura funcional destinada à primeira-dama. O tema mobiliza a oposição e pode se tornar foco de discussões sobre controle de gastos públicos, transparência e papel institucional do cônjuge presidencial.

O desfecho legislativo definirá se haverá restrições ou manutenção da ampliação de recursos para atividades da primeira-dama, influenciando a forma como o Gabinete Pessoal da Presidência atuará em apoio às suas funções sociais e cerimoniais.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading