Otto Luiz Burlier da Silveira Filho assume Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação

Novo secretário substitui Dino Antunes Batista e reforça políticas voltadas à navegação interior e desenvolvimento logístico.
Novo secretário substitui Dino Antunes Batista e reforça políticas voltadas à navegação interior e desenvolvimento logístico.

A Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN) tem um novo gestor. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou na quarta-feira (29/10/2025) a nomeação de Otto Luiz Burlier da Silveira Filho para o comando da pasta. O cargo era anteriormente ocupado por Dino Antunes Batista, que deixa a função após contribuir para a consolidação da secretaria e o avanço de políticas públicas voltadas ao setor hidroviário.

Durante agenda em Brasília, o presidente da Autoridade Portuária Federal – CODEBA, Antonio Gobbo, representando a diretoria executiva da companhia, agradeceu ao ex-secretário pelos serviços prestados e desejou sucesso ao novo titular. Gobbo destacou a importância da continuidade das ações voltadas ao fortalecimento das hidrovias e à modernização do setor.

Estrutura e atribuições da Secretaria

Vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a SNHN foi criada com a finalidade de formular e implementar políticas públicas para o fortalecimento da navegação interior, priorizando a redução de custos logísticos, a transição energética e o desenvolvimento regional.

Entre suas atribuições estão a coordenação da Política Nacional de Desenvolvimento Hidroviário Sustentável, o programa BR dos Rios e a carteira de investimentos públicos e privados em infraestrutura de transporte aquaviário. Essas iniciativas buscam aprimorar a eficiência, segurança e sustentabilidade das operações no transporte fluvial e marítimo.

Continuidade das políticas e perspectivas da nova gestão

A gestão de Dino Antunes Batista foi marcada pela estruturação técnica e legal da secretaria e pela criação de projetos estratégicos como a nova Hidrovia do São Francisco, considerada um marco na integração logística nacional.

Com a chegada de Otto Luiz Burlier da Silveira Filho, a expectativa é de continuidade das políticas iniciadas, com foco na expansão das hidrovias brasileiras, no aumento da competitividade portuária e na atração de investimentos privados. A transição ocorre em um momento de consolidação do setor e de avanços nas políticas de transporte aquaviário sustentável.


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