O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (16/10/2025) a reabertura do inquérito da Polícia Federal que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta interferência na corporação. A decisão atende ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentado na quarta-feira (15/10/2025).
Histórico do inquérito
O caso teve início após a demissão de Sérgio Moro do cargo de ministro da Justiça, em 2020, quando ele denunciou possíveis ingerências políticas na PF relacionadas à troca do diretor-geral Maurício Valeixo, indicado por ele. Em março de 2022, a Polícia Federal concluiu que não houve interferência e solicitou o arquivamento do inquérito.
Novas diligências autorizadas
Segundo o pedido da PGR, o inquérito deve apurar se Bolsonaro enviou mensagens que caracterizem interferência efetiva na corporação. Entre os pontos destacados estão: a mensagem enviada a Moro em 22 de abril de 2020, confirmando a demissão de Valeixo, e a divulgação de informações sobre investigações da PF envolvendo deputados aliados ao ex-presidente.
O inquérito também investigará possíveis ligações da suposta interferência com as apurações sobre a Abin Paralela, a propagação de desinformação e o uso da estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em ações relacionadas à trama golpista denunciada por autoridades.
Impacto da decisão
A reabertura do inquérito reafirma a atuação do STF na verificação de ingerências políticas em órgãos de investigação, reforçando a necessidade de garantir autonomia da Polícia Federal. O caso será acompanhado de perto pelo Ministério Público e pelas autoridades de controle institucional.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




