Suíca exalta legado da Escola Olodum na música e na educação antirracista durante celebração dos 42 anos do projeto

O pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) ressaltou o legado da Escola Olodum durante as comemorações de 42 anos da instituição, realizadas no Pelourinho, em Salvador. O evento incluiu o espetáculo “Olodum Mirim – As Vozes da Nova Era”, apresentado na Praça das Artes, com a presença de representantes da cultura baiana e do movimento negro.

Olodum e o impacto na formação musical e social

Ao lado do secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, e de João Jorge, um dos fundadores do Olodum e atual presidente da Fundação Cultural Palmares, Suíca destacou o pioneirismo da Escola Olodum na promoção da educação antirracista e na valorização da cultura afro-brasileira.

Segundo ele, a instituição consolidou um papel central na formação de artistas, difundindo o samba-reggae e promovendo a inclusão social por meio da arte.

“Eu cheguei ao Olodum com 12 anos. Hoje sou conselheiro e ativista do movimento negro, então não poderia deixar de exaltar esse grande legado para a música e a cultura da Bahia”, declarou.

Educação, resistência e protagonismo negro

O ex-vereador afirmou que a Escola Olodum já impactou cerca de 100 mil jovens por meio de atividades de música, dança e canto, contribuindo para o fortalecimento de identidades e oportunidades.

Para Suíca, o projeto representa um símbolo de resistência e transformação social.

“Quando a gente pensa no Olodum, vem à mente a luta e a resistência do negro da periferia, que mesmo diante das adversidades sabe que pode vencer através da educação e da cultura”, completou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading