A Bahia iniciou nesta quarta-feira (08/10/2025) a temporada de cruzeiros 2025/2026 com a chegada do navio Scenic Eclipse, vindo da Europa e com capacidade para 228 passageiros, ao Porto de Salvador. A operação marca o início da temporada que deve atrair mais de 260 mil turistas nacionais e internacionais aos portos da capital e de Ilhéus, além de escalas em Porto Seguro e Itacaré, com impacto econômico estimado em 26 milhões de dólares.
O titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, destacou que a Bahia se consolida como polo estratégico de cruzeiros marítimos do Brasil, com Salvador registrando crescimento no embarque de passageiros. Segundo Bacelar, a expectativa é de incremento de mais de 30% no número de passageiros embarcados na capital, ampliando tempo de permanência e receita turística local.
Receptivo e infraestrutura
O primeiro navio da temporada saiu de Portugal, com parada em Recife e Salvador, e seguirá para o Arquipélago dos Abrolhos. Durante a recepção no Porto de Salvador, turistas internacionais, como Peter West, da Austrália, receberam atendimento da Setur-BA, incluindo informações em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.
A Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia) investiu em infraestrutura portuária para reduzir tempo de espera e permitir a chegada de grandes embarcações. Segundo a gerente Marivalda da Silva, a melhoria permitirá maior fluxo de turistas e incremento no turismo local.
Expectativa para a temporada
De acordo com a Setur-BA, na temporada 2024/2025 o turismo movimentou mais de R$ 23 bilhões na economia estadual. Para 2025/2026, o estado terá 61 escalas de cruzeiros, distribuídas em quatro portos: Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré, consolidando-se como destino com maior número de paradas no Nordeste.
A coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista, Patrícia Seabra, ressaltou que a expectativa é positiva, com a temporada contribuindo para o crescimento do turismo entre brasileiros e estrangeiros. A turista australiana Michelle Tietz destacou que o cruzeiro foi oportunidade para conhecer o litoral brasileiro e explorar cidades por conta própria.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




