A CPMI do INSS aprovou, nesta quinta-feira (13/11/2025), a convocação do deputado estadual Edson Cunha de Araújo (PSB-MA), investigado na Operação Sem Desconto da Polícia Federal. A decisão ocorre após buscas realizadas na manhã do mesmo dia e sucede o episódio registrado na semana anterior, quando o vice-presidente da CPMI relatou ter sido ameaçado pelo parlamentar, comunicando o fato à Polícia Legislativa.
A convocação atende a quatro requerimentos apresentados por integrantes da comissão.
Requerimentos aprovados e quebra de sigilos
Os pedidos aprovados foram apresentados pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Alencar Santana (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-SP). A CPMI autorizou a quebra de sigilos bancário, fiscal e telemático de Araújo e a solicitação ao Coaf de um Relatório de Inteligência Financeira (RIF).
Segundo Izalci Lucas, o parlamentar, que é presidente licenciado da Fecopema, integra o núcleo central das investigações e teria movimentado R$ 5,4 milhões de forma considerada atípica pelo Coaf.
Avanço na investigação e foco no núcleo político
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), destacou que a comissão inicia agora a fase de análise do chamado “primeiro escalão”, formado por políticos apontados como parte do esquema. Segundo Viana, a partir da próxima sessão deliberativa, todos os requerimentos serão votados individualmente.
Prisão preventiva e representações
O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), apresentou representação pela prisão preventiva de Américo Monte, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios, investigado por organização criminosa, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.
Requerimentos retirados e decisões complementares
Foi retirado de pauta o requerimento referente ao pedido de prisão temporária do empresário Danilo Berndt Trento, após sua defesa comunicar a intenção de comparecer à CPMI. Trento já havia sido indiciado pela CPI da Pandemia em 2021.
Outras convocações deliberadas
A CPMI aprovou ainda a convocação do advogado Daniel Diran, do empresário João Camargo (MKT Connection Group), do empresário Rodrigo Rosolem Califoni (Grupo Total Health) e de Igor Dias Delecrode, ex-presidente da AASAP.
RIFs e novos pedidos de sigilos
Foram autorizados novos pedidos de Relatórios de Inteligência Financeira do Coaf para pessoas físicas e jurídicas envolvidas no caso. Entre as empresas citadas estão LMC Corretora de Seguros de Vida Ltda, Atual Holding de Participações Ltda e Andrade & Medeiros Participações Ltda.
Além disso, houve aprovação para quebra de sigilos de federações de trabalhadores rurais de diversos estados, incluindo Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Paraná, Piauí, Pernambuco, São Paulo e Maranhão.
*Com informações da Agência Senado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




