No dia 5 de novembro de 2025, o município de Curaçá, localizado no norte da Bahia, às margens do Rio São Francisco, dará início à 2ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC 2025). O evento terá programação gratuita no CETEP Maria de Almeida Araújo e no Centro Histórico, Praça do Teatro Raul Coelho, com oficinas, exposições, mesas temáticas e apresentações culturais, reunindo nomes da literatura brasileira e regional.
Homenagem e tema central
A edição deste ano terá como tema “Essa Terra e as Linguagens Literárias” e homenageará o escritor Antônio Torres, natural de Sátiro Dias (BA), autor do clássico Essa Terra e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Letras da Bahia. Suas obras retratam desde a cidade grande até o sertão e a vida do povo nordestino, servindo de referência para leitores e pesquisadores.
Programação literária e artística
A FLIC 2025 contará com oficinas, exposições de artistas locais, incluindo a mostra de quadros de Kekê de Bela, e a participação de sebos do Vale do São Francisco, permitindo a venda de livros. Atividades infantis serão conduzidas pelo coletivo cultural Galeota das Artes, Palhaço Paçoquinha e Adriana Campana. Haverá ainda mesas temáticas, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e shows musicais, envolvendo escritores, professores e artistas renomados.
Atrações musicais e culturais
Entre os artistas confirmados estão os locais Lucas Santos, Yanca Rafaela, Bichos Escrotos, Pinduka, a Filarmônica 15 de Março de Barro Vermelho, e o coral Vozes da Caatinga (UNEB). Artistas regionais, como Secabudega, Camila Yasmine, Filhos de Zazé e Samba di Malê, também integrarão a programação.
Curadoria e objetivos do evento
Segundo o curador da FLIC 2025, professor doutor Josemar Martins (Pinzoh), o evento busca promover as diversas linguagens da arte e da cultura, explorando estruturas narrativas dos diferentes gêneros literários, o que confere à festa um papel formativo para estudantes e participantes.
Realização e apoios institucionais
A FLIC 2025 é realizada pelo Acervo Curaçaense e pelo CETEP, com patrocínio do deputado estadual Zó, da Secretaria Estadual de Educação e da Prefeitura Municipal de Curaçá, com destaque para a Secretaria Municipal de Educação. O evento conta também com apoios da UNEB, ADESBA, CESOL, Fundação Pedro Calmon, BlueSky, DM Contabilidade, MicroRio, SAAE e Óticas Melo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




