A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira (11/11/2025) o Desfile de Escolha do Novo Fardamento da Rede Municipal de Ensino, um evento inédito que reuniu estudantes, gestores, familiares e autoridades municipais no auditório da Seduc, em Feira de Santana. Pela primeira vez, os alunos foram os protagonistas na escolha do uniforme escolar, participando de todas as etapas do processo de seleção.
Participação estudantil e representatividade
Durante o evento, os modelos finalistas de uniformes foram apresentados em um desfile, e os estudantes puderam avaliar e votar nas opções preferidas. O momento foi marcado pela interação entre escolas e comunidade escolar, reforçando o protagonismo estudantil e o incentivo à participação ativa dos alunos nas decisões da rede municipal.
A iniciativa destacou também a homenagem à heroína Maria Quitéria, símbolo histórico de coragem e patriotismo, que inspirou a nova identidade visual dos fardamentos. É a primeira vez que uma figura histórica é representada na vestimenta oficial da rede municipal de ensino.
Presença de autoridades e reconhecimento institucional
O prefeito José Ronaldo ressaltou o valor simbólico do evento, destacando a importância da participação estudantil na construção de uma educação mais engajada e participativa. Segundo o gestor, o desfile reflete o comprometimento do município em fortalecer o vínculo entre alunos e escolas.
O secretário de Educação, Pablo Roberto, afirmou que o desfile representa “um marco na história educacional do município”, ao permitir que os estudantes se sintam representados e parte ativa das decisões da Seduc.
Valorização da identidade escolar
Entre os participantes, o estudante Davi Silva de Jesus destacou a importância de ter sua voz ouvida durante o processo. Para ele, participar do desfile e contribuir com a escolha do fardamento foi um ato de reconhecimento da importância dos alunos dentro da rede municipal.
A ação reforça o comprometimento da Seduc em fortalecer o diálogo entre escola, comunidade e gestão pública, priorizando práticas que estimulem a cidadania e o sentimento de pertencimento dos estudantes.
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