O Observatório Astronômico Antares (OAA), vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), iniciou o monitoramento do cometa C/2025 R2 (SWAN), descoberto em setembro de 2025, por meio de imagens do instrumento Solar Wind Anisotropies (SWAN), administrado pela Nasa. A observação integra um projeto de pesquisa voltado ao estudo das propriedades físicas de pequenos corpos do Sistema Solar.
Estudos em Ciências Planetárias e metodologia de observação
De acordo com o doutor em Astronomia e docente da UEFS, Marçal Evangelista, o acompanhamento do cometa faz parte de uma linha de pesquisa voltada às Ciências Planetárias, que busca compreender a composição e o comportamento desses corpos celestes.
Segundo o pesquisador, o Antares utiliza seus telescópios para analisar a estrutura, evolução da atividade e propriedades físicas do cometa.
“Essas observações contribuem para o entendimento sobre a origem e a evolução dos cometas, além de aprimorar o conhecimento sobre o Sistema Solar”, destacou Evangelista.
Rede AstroPT e apoio à pesquisa astronômica
O estudo integra a Rede Astronomia com Pequenos Telescópios (AstroPT), projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), por meio do edital universal 012/2022. A iniciativa tem como foco a pesquisa observacional realizada no Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia da UEFS (OAA/MACT-UEFS).
O monitoramento do cometa C/2025 R2 (SWAN) é restrito aos pesquisadores vinculados à Rede AstroPT. No entanto, o Observatório Antares mantém programações abertas ao público, voltadas à divulgação científica e observação astronômica, promovendo o interesse pela ciência e ampliando o acesso ao conhecimento na área.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




