A orientação do Papa Leão XIV aos membros do Comitê Diretivo da Federação Bíblica Católica, reunidos em Roma nesta terça-feira (18/11/2025), enfatizou a necessidade de fortalecer a difusão das Escrituras, especialmente diante das transformações do ambiente digital. O Pontífice relacionou o debate aos 60 anos da Constituição Dogmática Dei Verbum, a serem completados em (18/11/2025), destacando o papel do documento na consolidação do acesso dos fiéis à Bíblia.
O Santo Padre reforçou que a missão da Federação segue alinhada ao objetivo de facilitar o contato direto dos cristãos com a Sagrada Escritura, permitindo que a Palavra de Deus seja um elemento estruturante para a vida e para as ações da Igreja. Ele encorajou os participantes a revisitar a própria fidelidade a esse compromisso, que constitui a base da proclamação do kerygma.
Segundo Leão XIV, o acesso ampliado às Escrituras depende também da continuidade do trabalho de tradução da Bíblia, da promoção da lectio divina e de iniciativas que estimulem a leitura regular do texto bíblico, em consonância com a missão assumida pela Federação Bíblica Católica.
Novos ambientes digitais e desafios contemporâneos
O Papa destacou que as novas gerações formam comunidades que habitam ambientes digitais onde a Palavra de Deus pode ser suprimida por outros conteúdos ou apresentada de forma deturpada por interesses externos. Esse cenário, segundo ele, exige novas estratégias de divulgação e diálogo.
Ao longo do discurso, o Pontífice propôs dois questionamentos centrais: como garantir um “acesso patente à Sagrada Escritura” no contexto atual e de que forma facilitar esse encontro para pessoas que nunca tiveram contato com o Evangelho ou vivem em culturas que permanecem distantes da tradição cristã.
Essas reflexões, de acordo com Leão XIV, devem orientar a elaboração de métodos inovadores que ampliem o alcance da Bíblia, especialmente entre grupos pouco familiarizados com o conteúdo bíblico e em regiões influenciadas por dinâmicas digitais intensas.
Caminhos para novas formas de evangelização
O Santo Padre fez um apelo para que o Comitê Diretivo encontre novas formas de divulgação bíblica capazes de aproximar a Palavra de Deus dos diversos perfis de público. Ele afirmou que o objetivo é permitir que as Escrituras criem raízes no cotidiano das pessoas, auxiliando no desenvolvimento de uma vivência orientada pela graça divina.
O discurso foi concluído com uma invocação à Virgem Maria, apresentada como modelo de escuta e obediência à Palavra de Deus e guia para o fortalecimento da missão evangelizadora no mundo atual.
*Com informações da Vatican News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




