O voo regular da Latam entre o aeroporto de Congonhas (São Paulo) e Ilhéus (BA) foi inaugurado na tarde de domingo (26/10/2025), em cerimônia realizada na área de check-in do Aeroporto Jorge Amado. O evento reuniu representantes do Governo do Estado, da Latam e da Socicam, empresa que administra o terminal, e contou com receptivo da Setur-BA, incluindo baianas típicas e personagens literários Gabriela e Nacib, símbolos culturais da cidade.
Potencial turístico e econômico da nova rota
Segundo Giulliana Brito, chefe de Gabinete da Setur-BA, o voo vai ampliar o fluxo turístico na Costa do Cacau e gerar novas oportunidades de negócios.
“É fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo baiano”, afirmou.
A assessora especial da Casa Civil do Estado, Adélia Pinheiro, destacou que a linha aérea beneficia a economia local ao facilitar o deslocamento para Ilhéus e municípios vizinhos.
Consolidação da rota e conectividade
De acordo com Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, a transformação de uma rota sazonal em linha estrutural representa maior conectividade e incentivo econômico e turístico.
“A Estrada do Chocolate está mais próxima de São Paulo”, afirmou.
A linha terá duas frequências semanais, aos sábados e domingos, operando em Airbus A319, com 140 assentos. As partidas de Congonhas ocorrem às 11h50, com chegada em Ilhéus às 14h, e o retorno parte da cidade baiana às 14h40, chegando à capital paulista às 17h05.
Infraestrutura e receptividade no Aeroporto Jorge Amado
Reformado e ampliado pelo Governo do Estado, o Aeroporto Jorge Amado tem capacidade para mais de 1,2 milhão de passageiros por ano e conta com posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) mantido pela Setur-BA.
Empresários que participaram do voo inaugural destacaram a qualidade das instalações. A empresária Núbia Bittencourt, de Brasília, afirmou: “Excelente contar com este voo, nesta minha primeira viagem à Costa do Cacau”. A empreendedora Sarah Carneiro, de São Paulo, também elogiou a infraestrutura: “As instalações ficaram muito mais confortáveis”.
O voo entre São Paulo e Ilhéus reforça a importância estratégica da região para o turismo e negócios, ampliando o acesso à Costa do Cacau e fortalecendo a economia local.











Deixe um comentário