O Bahia iniciou a campanha no Campeonato Baiano com vitória ao superar o Jequié por 4 a 2, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, no domingo (11/01/2026). Atual campeão estadual e maior vencedor da competição, o clube utilizou uma formação composta majoritariamente por atletas jovens e jogadores pouco utilizados no elenco principal. A partida teve transmissão ao vivo da TV Brasil, em parceria com a TVE Bahia.
A equipe foi liderada pelo atacante Ruan Pablo, de 17 anos, que marcou dois gols. O jogador possui multa rescisória de 200 milhões de euros, valor estipulado para transferências ao futebol internacional. O resultado garantiu ao tricolor os primeiros três pontos na competição.
O confronto marcou a estreia do goleiro João Paulo, contratado em agosto, e a utilização do torneio estadual como espaço para testes, enquanto os principais atletas do elenco profissional seguem em período inicial de pré-temporada.
Estratégia com jovens e jogadores em observação
Assim como o Vitória, que empatou sem gols com o Atlético-BA no sábado (10/01/2026), no Barradão, o Bahia adotou uma estratégia de rodízio no elenco. A decisão do técnico Rogério Ceni prioriza a observação de atletas retornando de empréstimo e revelações das categorias de base.
O trio ofensivo titular apresentou média de idade de 17 anos, formado por Kauê Furquim, Ruan Pablo e Dell, este último apelidado de “Haaland do Sertão”. Ruan Pablo e Dell integraram a seleção brasileira sub-17 no Campeonato Mundial da categoria no ano anterior.
A formação evidenciou a proposta do clube de utilizar o Campeonato Baiano como etapa de desenvolvimento e avaliação de jovens talentos.
Desenvolvimento da partida na Arena Fonte Nova
O Bahia abriu o placar aos seis minutos, com Jota, após rebote de finalização de Dell. O Jequié reagiu e empatou aos 23 minutos, com Tiago Recife, aproveitando sobra após chute de João Grilo que acertou a trave.
Aos 35 minutos, Ruan Pablo marcou o segundo gol tricolor, após rebote do goleiro André Lucas. Ainda no primeiro tempo, o atacante voltou a balançar as redes, aproveitando nova defesa parcial do goleiro em finalização de Dell.
No segundo tempo, o ritmo diminuiu, e o Jequié reduziu a diferença aos 18 minutos, com Nael, em chute colocado no ângulo. Nos acréscimos, o Bahia fechou o placar com o zagueiro Fredi, de cabeça, após escanteio cobrado por Rodrigo Nestor.
Outros destaques do futebol estadual no país
Além do Campeonato Baiano, outros estaduais movimentaram o futebol brasileiro no domingo (11/01/2026). Pelo Campeonato Paulista, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 3 a 0, na Neo Química Arena, utilizando equipe mista. Os gols foram marcados por Gustavo Henrique, Matheuzinho e André Ramalho.
No Campeonato Catarinense, a Chapecoense foi derrotada pelo Camboriú por 2 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e segue sem vencer na competição. O Figueirense manteve 100% de aproveitamento ao vencer o Marcílio Dias, enquanto o Barra superou o Joinville, que anunciou a demissão do técnico Leandro Sena após a segunda derrota.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




